Vibra dobra capacidade de produção de lubrificantes

Meta é expandir market share da Lubrax na América Latina e dobrar EBITDA no mercado brasileiro

Redação

A Vibra anunciou nesta terça-feira (3) a ampliação de sua capacidade de produção de lubrificantes, dobrando a produção de sua planta localizada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Com um investimento superior a R$ 100 milhões, a unidade, vizinha à refinaria de Duque de Caxias, passa a produzir quase 460 milhões de litros de lubrificantes por ano, consolidando-se como a maior fábrica de lubrificantes da América Latina. A expansão, que aumentou em 66% a capacidade da linha Lubrax, coloca a planta entre as cinco maiores do mundo no setor.

A ampliação da fábrica representa um passo decisivo na estratégia de crescimento da Vibra, com foco no fortalecimento de sua presença tanto no Brasil quanto na América Latina. “Com esta expansão, buscamos atender à crescente demanda do mercado e aumentar significativamente nossa participação, consolidando a posição da Vibra como um dos principais players globais no segmento”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da empresa.

Atualmente, a Lubrax, que completou 50 anos em 2023, detém 18,4% de market share no Brasil e segue como a marca mais lembrada pelos consumidores, conforme o Prêmio Top of Mind 2024 na categoria “Óleo Lubrificante”. Seus produtos são exportados para países como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile, e a companhia trabalha para expandir ainda mais sua presença na América Latina, fortalecendo parcerias locais e ampliando a internacionalização da marca.

Crescimento no mercado nacional

No Brasil, a Lubrax está presente em mais de 120 mil pontos de venda, incluindo os mais de 8 mil postos da rede Petrobras e cerca de 1.700 unidades da franquia de serviços automotivos Lubrax+. A linha Lubrax tem apresentado um crescimento robusto, com aumento de 35% no EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), nos últimos três anos. A expansão da planta tem como objetivo dobrar o EBITDA da Vibra no segmento de lubrificantes nos próximos anos e expandir sua participação no mercado interno.

A estratégia inclui parcerias com montadoras e concessionárias, além de ampliar sua rede de lojas, que já conta com 1.700 pontos de venda. A empresa também vê oportunidades no mercado B2B, onde busca aumentar as vendas cruzadas com grandes clientes, como as 80 maiores empresas do Brasil que já são atendidas pela Vibra, mas que ainda não compram seus lubrificantes.

Além disso, a fábrica de lubrificantes da Vibra possui um laboratório de pesquisa e desenvolvimento capaz de desenvolver produtos de alta complexidade para segmentos específicos, como mineração, aviação e geração de energia, permitindo a criação de soluções personalizadas para os clientes.

Inovação e sustentabilidade

A nova planta da Vibra é considerada a mais moderna da América Latina, incorporando tecnologias de última geração e processos da Indústria 4.0 para otimizar a produção e reduzir custos.

Entre as melhorias implementadas estão a automatização de envases, que reduz a exposição a produtos químicos e melhora as condições ergonômicas, e a inauguração de um novo armazém vertical, que otimiza o uso do espaço e reduz o uso de empilhadeiras, diminuindo as emissões de gases.

Além disso, a fábrica utiliza um sistema de entrega direta de embalagens, sem a necessidade de transporte por caminhões, o que elimina as emissões de gases de efeito estufa.

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