Ferrovias registram 2.685 acidentes em cinco anos no Brasil

Setor lança mobilização nacional após ocorrências envolvendo a operação ferroviária; mais de 190 ações serão realizadas em 120 cidades

Redação

O Brasil registrou 2.685 acidentes envolvendo a operação ferroviária entre janeiro de 2021 e dezembro de 2025, segundo levantamento da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (Antf). Diante desse cenário, empresas do setor iniciam nesta sexta-feira (18) uma mobilização nacional voltada à prevenção de ocorrências, principalmente em passagens em nível.

O Movimento Nacional de Segurança Ferroviária reúne Brado, FIPS, FLT, FTC, MRS, Rumo, TLSA, Vale e VLI, com apoio da ANTF e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt).

A iniciativa prevê mais de 190 ações educativas em mais de 120 cidades de 13 estados e do Distrito Federal, durante a Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro. No dia 23, definido como Dia D da mobilização, as empresas promoverão atividades simultâneas em diferentes pontos da malha ferroviária. As ações serão realizadas na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Segundo a ANTF, falta de atenção e desrespeito à sinalização estão entre as principais causas dos acidentes registrados nas áreas ferroviárias.

Passagens em nível concentram atenção

Um dos principais focos da campanha são as passagens em nível, cruzamentos nos quais rodovias ou vias urbanas encontram a ferrovia. Nesses pontos, o trem tem prioridade de passagem e a capacidade de reação da composição é muito diferente daquela de um veículo rodoviário.

Um trem de carga pode precisar de até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência, de acordo com a ANTF. Por isso, a orientação é que motoristas parem antes dos trilhos, observem a aproximação de composições e somente atravessem quando houver condições de segurança.

“A segurança operacional da ferrovia depende diretamente da conscientização da comunidade. Diferente dos veículos leves, um trem de carga pode precisar de até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência”, afirma Davi Barreto, diretor-presidente da ANTF.

Para pedestres e ciclistas, a recomendação é utilizar as passagens sinalizadas e não circular na faixa de domínio e nas áreas operacionais das ferrovias. A programação das atividades será divulgada pelas empresas participantes e pela Antf.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]
Eventos corporativos / Marketing
Barbara Ghelen
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Representante região Sul (PR/RS/SC)
Gilberto A. Paulin
+55 (41) 3029-0563
João Batista A. Silva
[email protected]

Aviso de reprodução Este conteúdo pode ser compartilhado com responsabilidade

Este conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte com link: Agência Transporte Moderno. Respeitar a autoria e indicar a origem da informação contribui para fortalecer o bom jornalismo e a produção de conteúdo confiável.