Desde que a Ford Pro iniciou suas operações de veículos comerciais na América do Sul, em 2021, tem se destacado pelo crescimento constante e significativo. Com um aumento de 42% nas vendas nesse período, a divisão de veículos comerciais hoje representa 22% do mercado na região, refletindo a confiança dos clientes e a força da marca.
Em apenas três anos, a Ford Pro lançou seis novos modelos, consolidando sua presença e oferecendo soluções inovadoras para diferentes tipos de negócios. Com 19 mil unidades vendidas incluindo a linha Transit e as versões de trabalho da Ranger, a Ford Pro ampliou sua participação no mercado sul-americano em impressionantes 46%, elevando sua fatia de participação de 5,9% para 8,6%. Um desempenho que reforça a liderança e o compromisso da Ford Pro em transformar a mobilidade comercial na região, sempre com foco em inovação, eficiência e resultados para seus clientes.
No Brasil, somente entre janeiro e setembro de 2024, a companhia vendeu 4.500 unidades, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Segundo o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, o país representa 31% das vendas da Ford na região.
Fenatran: vitrine de inovações
Na Fenatran 2024, o maior evento de transporte rodoviário de cargada América Latina, realizado em São Paulo no último mês de novembro, a Ford Pro teve a oportunidade de
compartilhar com o público as inovações que vêm impulsionando seu crescimento na região. No evento, a montadora apresentou um portfólio de soluções eficientes e adaptáveis para o frotista brasileiro, mostrando como a marca está cada vez mais alinhada às necessidades do mercado.
Entre as grandes novidades, destacou-se a linha Transit 2025, que passou por modificações importantes feitas pela engenharia da Ford. Com versões como chassi-cabine, furgão, minibus e a E-Transit, a nova linha traz melhorias no interior, com tecnologias avançadas e mais equipamentos de série. O novo painel de instrumentos, mais moderno e ergonômico, facilita a operação e contribui para um aumento significativo na produtividade dos negócios.
A Ford também exibiu a nova picape Ranger Cabine Simples, que se destaca pela versatilidade, com capacidade de carga de 1.250 quilos e 1.876 litros. A Ranger é equipada com tração 4×4, diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos, e outros atributos de robustez, desempenho e economia que redefinem o padrão da categoria, tornando-a uma escolha ideal para os profissionais mais exigentes.
Além disso, a marca trouxe ao evento uma série de veículos especiais, como uma Transit Vidrada com 19 lugares, uma E-Transit Executiva de 15 lugares, uma Transit
Chassi adaptada para os bombeiros e uma Ranger Cabine Dupla preparada para mineração. A versatilidade da linha foi ainda mais evidenciada pela E-Transit modificada para ser um coffee truck, oferecendo aos visitantes do estande uma experiência Nespresso exclusiva.
Pioneira em serviço móvel
A Ford Pro surpreendeu com o lançamento do Serviço Móvel, uma solução inovadora para proprietários de veículos comerciais. Com uma Transit equipada como oficina móvel, a montadora leva manutenção diretamente ao cliente, eliminando o deslocamento até a concessionária. O serviço inclui troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas, limpadores, intervenções em freios, baterias, rodízio de pneus, e s c a n e a m e n t o , diagnóstico, atualização de software e instalação de acessórios. A Ford é a primeira montadora no Brasil a oferecer isso para veículos comerciais leves. O serviço estará disponível no primeiro trimestre de 2025, podendo ser agendado pelo app FordPass, site Agenda Ford ou nas concessionárias, atendendo até 30 km. Para distâncias maiores, o agendamento é feito diretamente com a revenda.
Ford Go Frotas
O plano de assinatura Ford Go Frotas, hoje responsável por 10% das vendas, é mais um exemplo das soluções oferecidas pela marca, para a montagem de frotas sem desembolso de capital. No serviço de assinatura Ford Go Frotas, o cliente paga um valor fixo mensal e não precisa arcar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro. Segundo a Ford, isso gera previsibilidade de custos e mais capacidade para o cliente investir na sua atividade fim.