Jomed planeja reforçar a sua frota com caminhões movidos a gás

A transportadora já tem 19 caminhões a gás da Scania e pretende somar mais 31 em um ano; a meta é que 50% da frota tenha essa tecnologia

Sonia Moraes

A Jomed Transportes e Logística apresentou para a imprensa o primeiro ponto de abastecimento de biometano em suas instalações em Guarulhos (SP). A iniciativa, em parceria com a Ultragás – empresa responsável pela distribuição do combustível renovável –, faz parte do projeto transporte sustentável criado pela empresa em 2019, quando adquiriu o seu primeiro caminhão a gás da Scania.

Além de ganhar velocidade no abastecimento e melhorar a produtividade, a empresa conseguiu eliminar os gargalos que havia no caminho para abastecer os veículos. “O tempo de abastecimento era de 45 a 50 minutos e, com esse projeto, conseguimos reduzir para 14 minutos, abastecendo em torno de 280 mil metros cúbicos de biometano um caminhão”, revelou Carlos Ferreira, gerente da Jomed. A empresa também conseguiu uma economia de 14,5% no custo do combustível com o ponto local de abastecimento.

Na sua frota, a Jomed tem 350 caminhões, dos quais 19 são movidos a gás natural, mas a empresa pretende comprar mais 31 caminhões a gás nos próximos 12 meses e tem como meta ter 50% da sua frota de caminhões rodoviários movidos a gás, segundo informou Ferreira.

Para facilitar o abastecimento dos veículos, a empresa de logística pretende instalar pontos de abastecimento de biometano em suas filiais. A próxima unidade a contar com instalações próprias é a de Cariacica, no Espírito Santo, a qual é uma rota diária da empresa. Segundo o gerente, a instalação está programada para 2027. A outra unidade é de Itajaí, em Santa Catarina.

Para o transporte de longa distância, o biometano é a melhor alternativa, garantindo uma autonomia aproximada de 680 quilômetros, segundo Ferreira. “A infraestrutura começa a surgir no país e já temos sinalização de corredores verdes sendo implementados e novos postos estarão recebendo o biometano, alguns por meio de tubulação e outro por meio de parqueamento. O mercado sinaliza que os corredores verdes estão para acontecer com brevidade e a Jomed espera isso para que ela possa fazer algumas rotas com veículos 100% abastecidos com biometano”.

Nas rotas pequenas, dentro de São Paulo, os caminhões da Jomed estão rodando com 100% de biometano e, nas rotas de longa distância, são abastecidos com biometano e, após atingir 700 km, usam o GNV.

Signatária do pacto global da ONU, a Jomed assumiu o compromisso net zero e estabeleceu suas metas de redução de gases de efeito estufa para 2030 e 2050. “O biometano vai trazer uma redução significativa de emissões nas operações, podendo reduzir de 95% até 99% a emissão de gases de efeito estufa”, disse Ferreira.

Nas suas operações logísticas, a Jomed transporta desde cargas para a indústria metalúrgica até produtos do agro, mas o forte da empresa são os produtos do e-commerce, transportando para os principais embarcadores, como o Mercado Livre e a Shopee.

Scania espera aumentar vendas de caminhões a gás

A Scania já vendeu mais de 1.500 veículos a gás no Brasil, sendo 1.000 unidades em 2025, e a meta é atingir 2.000 unidades comercializadas até o fim deste ano, tendo de 5% a 10% da produção de modelos a gás, segundo informou Ivanovik Marx, gerente de engenharia de vendas da Scania.

Para facilitar a aquisição dos caminhões a gás, a Scania tem o CDC verde disponibilizado pelo Scania Banco, com taxa subsidiada pela empresa. “Para financiar um caminhão diesel, a taxa de juros nominal é de 1,40% ao mês e para o caminhão a gás a taxa é de 1,10%, 0,30% centavos de redução”, comparou Daniel Bandeira, gerente de vendas de soluções de transporte da Scania operações comerciais Brasil. “Há ainda o Fundo Clima, do governo federal, com taxa de juros abaixo de 10%, enquanto a Selic está em 15% ao ano.”

Daniel Bandeira, gerente de vendas de soluções de transporte da Scania (Divulgação)

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