A previsão de uma safra recorde de grãos para 2025 deverá ser um dos principais motores do crescimento nas vendas de caminhões neste ano, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A expectativa é que sejam vendidos 127.593 caminhões em 2025, o que representará um aumento de 4,5% em relação ao volume de 122.099 unidades registrado no ano passado. A projeção foi divulgada nesta quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa realizada na sede da Fenabrave, em São Paulo.
Marcelo Franciulli, diretor-executivo da Fenabrave, explicou que esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo caso a taxa básica de juros (Selic) estivesse em níveis mais baixos. O aumento recente da Selic, que subiu para 12,25% no fim de 2024, e as possíveis elevações adicionais nas próximas reuniões do Comitê de Políticas Monetárias (Copom), podem impactar diretamente o volume de financiamentos de caminhões. Se a Selic atingir 14,25%, como sugerido, a capacidade de financiamento será reduzida, o que pode limitar o crescimento das vendas.
Renovação da frota
Apesar disso, Franciulli acredita que o Brasil tem um potencial considerável de vendas, podendo superar as 200 mil unidades por ano. “A frota de caminhões no Brasil é muito envelhecida, com a idade média dos veículos beirando os 23 anos”, destacou o executivo. Ele ressaltou que os caminhões mais antigos são menos eficientes e mais poluentes, o que reforça a necessidade urgente de renovação da frota.
O presidente da Fenabrave, Arcelio Alceu dos Santos Junior, afirmou que o setor de distribuição de veículos tem se mostrado otimista em relação à modernização da frota, com o apoio crescente do governo. “O governo tem se mostrado receptivo com o tema, reconhecendo a importância da renovação da frota de caminhões e ônibus”.
De acordo com ele, a Fenabrave, junto com parceiros como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), tem se empenhado para implementar programas que incentivem a substituição de veículos antigos por novos.
O executivo também destacou que o governo está ciente da importância desse processo e que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) está tratando o tema como uma prioridade.
“Há programas-piloto em alguns estados, que estão indo bem, e seguimos alinhados com o governo para encontrar maneiras de viabilizar o financiamento necessário para a renovação da frota”, afirmou.
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