Scania alcança 250 contratos de locação em dois anos

Até dezembro, a empresa deverá fechar mais 50 novos negócios; modalidade será essencial para divulgar os caminhões elétricos da marca a partir do próximo ano

A Scania Locação, divisão da fabricante sueca que atua no Brasil há aproximadamente dois anos, alcançou 250 contratos de aluguel de caminhões firmados no país

Aline Feltrin

A Scania Locação, divisão da fabricante sueca que atua no Brasil há aproximadamente dois anos, alcançou 250 contratos de aluguel de caminhões firmados no país. A empresa projeta chegar a 300 negócios até o final de 2024, de acordo com o diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, Alex Nucci.

O executivo disse que o crescimento acelerado da locação de caminhões se deve à oferta da Scania que vai além de oferecer o veículo. “Nosso modelo inclui serviços de manutenção, treinamento e ferramentas de gestão. E ainda proporcionamos a documentação completa, o que agrega valor significativo para nossos clientes”, afirmou.

Conforme Nucci, a estratégia da Scania é atender à demanda crescente de clientes que buscam flexibilidade e suporte adicional ao optar pela locação. “Especialmente em um mercado em que muitas empresas estão testando novas operações ou enfrentando períodos de necessidade temporária de frota.”

Nucci também comentou sobre o papel potencial dos caminhões elétricos no futuro da locação. A Scania recentemente vendeu dois caminhões elétricos para a PepsiCo, que, segundo ele, foi mais uma parceria simbólica do que uma transação comercial. O objetivo da Scania é testar o conceito e o desempenho dos veículos elétricos em operações reais para melhor preparar sua introdução no mercado brasileiro.

“Embora não possamos afirmar com certeza que os caminhões elétricos serão uma mola propulsora imediata para a locação, acreditamos que a locação pode, sim, acelerar a adoção desses veículos”, diz. Na visão de Nucci, ao permitir que os clientes testem os caminhões elétricos sem compromissos de longo prazo, a locação ajuda a reduzir o risco e a incerteza associados a novas tecnologias.

Caminhões elétricos na Fenatran

Atualmente, cerca de 100 dos 400 caminhões vendidos pela Scania neste ano são modelos a gás, e cerca de 100 unidades desses estão disponíveis para locação.

A Scania pretende utilizar a locação para continuar a promover veículos com combustíveis alternativos ao diesel no Brasil. Neste sentido, está preparando uma série de novidades para a Fenatran, feira internacional de transporte de carga, que acontecerá em novembro, em São Paulo.

Entre as inovações esperadas estão possíveis lançamentos de caminhões elétricos. “Pretendemos utilizar a locação como uma ferramenta estratégica para promover a adoção de tecnologias avançadas no mercado brasileiro”, finalizou Nucci.

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Renata Campos, gerente executiva da Scania Locação: “A previsão da empresa é chegar a 300 contratos assinados ainda em 2024. Estimamos que, nos próximos cinco anos, cerca de 20% da frota brasileira seja alugada, mas acreditamos que o ideal seria uma mistura saudável entre veículos próprios e terceirizados”

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