Ocorrências de roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% em 2023

Falta de policiamento, monitoramento e baixa qualidade das vias são os principais fatores de risco, segundo a Associação de Proteção Veicular APVS Truck

O Índice de Frete Edenred Repom (IFR) registrou um aumento no preço médio do frete por quilômetro rodado em maio, alcançando R$ 6,20, uma alta de quase 0,5% em comparação a abril. Esse é o primeiro aumento desde janeiro deste ano, quando houve uma elevação de 2% em relação a dezembro de 2023.

De acordo com o levantamento da Associação de Proteção Veicular APVS Truck, o número de ocorrências registradas de roubos e furtos de caminhões dos associados aumentou 22,5% entre janeiro e maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, a falta de segurança é um dos facilitadores dos furtos e roubos nas estradas. “Aumentar o policiamento e o monitoramento das principais estradas do país pode ajudar a diminuir as ocorrências e a garantir mais tranquilidade para os caminhoneiros. Além disso, é preciso melhorar a condição da malha rodoviária brasileira. Estradas mais modernas evitariam que os veículos se envolvessem em acidentes ou apresentassem alguma falha, o que poderia minimizar as tentativas de roubo e furto em locais de risco.”

Somente no estado de São Paulo, em 2022 foram mais de 4,6 mil registros de assaltos, uma média de 17 caminhões roubados por dia. Guarulhos e São Paulo são as cidades que lideram o número de roubos, com 291 casos registrados na cidade da região metropolitana e 685 na capital São Paulo.

“Esse é um crescimento considerável, e, sabendo da situação do nosso país, a APVS Truck disponibiliza aos seus associados um serviço de monitoramento e rastreamento de veículos. Nos casos de roubo e furto, o associado é orientado a entrar em contato imediatamente com a central de assistência 24h para relatar o ocorrido”, comenta Alberto Andrade.

A associação também orienta todos os seus associados a seguirem algumas dicas para evitar situações perigosas e de risco, como planejar a rota com antecedência, utilizar rotas variáveis e praticar rodízio dos locais de abastecimento, de descanso e de alimentação.

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