Volkswagen inicia testes com Constellation a gás em São Paulo

Transporte Moderno antecipa a fase de testes do primeiro protótipo de caminhão a gás da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já roda com um grande cliente do setor de coleta urbana na capital paulista

Aline Feltrin

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início neste mês de junho aos testes com seu caminhão movido a gás biometano. O Volkswagen Constellation 26.280 foi desenvolvido especialmente para atender demandas do setor de coleta de resíduos e já está em operação na cidade de São Paulo com um cliente estratégico da montadora, conforme revelou com exclusividade Bruno Schonrorst, gerente de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ao Videocast da Transporte Moderno (veja o vídeo mais abaixo).

“Colocamos o protótipo em operação faz alguns dias com um grande parceiro de coleta”, afirmou o executivo. “Assim como fizemos com o caminhão elétrico, começamos focados em uma aplicação, mas a ideia é diversificar. Já estamos trabalhando nessa diversificação”, completou.

Apresentado como conceito na última edição da Fenatran, maior evento de transporte de cargas da
América Latina, realizado em novembro de 2024, o modelo a gás tem como alvo um nicho com forte potencial: as empresas de coleta que produzem biometano em seus próprios aterros sanitários. “Eles já geram esse combustível. Então por que não usá-lo na própria operação?”, pontuou Bruno.

(Divulgação: VWCO)

O veículo está equipado com motor fornecido pela Cummins e conta com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (equivalentes a 960 litros), o caminhão tem autonomia para rodar até 300 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento. Além disso, traz um motor ciclo Otto de 280 cv e 1.100 Nm (112,17 mkgf) de torque — números semelhantes à versão diesel — combinado a uma transmissão automatizada.

Segundo a VWCO, o uso de biometano no novo Constellation pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂ equivalente (CO₂e) no ciclo poço à roda. Em uma operação padrão, com rodagem anual entre 50 mil e 70 mil quilômetros, isso representa uma economia de até 150 toneladas de CO₂e por ano. O biometano também oferece um custo mais competitivo de abastecimento e pode ser produzido continuamente a partir de resíduos orgânicos, como os gerados por aterros sanitários.

Outro diferencial do modelo é a redução significativa de ruído durante a operação. O motor silencioso, aliado ao uso de materiais isolantes e sistema de exaustão eficiente, proporciona um ambiente de trabalho mais confortável para os coletores e permite a realização de coletas noturnas com menor impacto sonoro nos centros urbanos.

O Constellation 26.280 biometano também estreia inovações importantes no trem de força e segurança. Conta com novo sistema de direção, suspensões modulares, eixos otimizados, freio retarder, controle eletrônico de estabilidade e assistente automático de partida em rampa. Esses itens contribuem para maior controle, segurança operacional e redução do custo total de operação, segundo explica a montadora.

Desenvolvimento de infraestrutura

A montadora tem acompanhado de perto a evolução do mercado de caminhões a gás, impulsionado por fatores como a redução na emissão de particulados, o interesse de clientes por soluções sustentáveis e a ampliação da infraestrutura, como os chamados “corredores azuis” para abastecimento com GNV e biometano.

O executivo reconhece o movimento de concorrentes no sentido de apoiar a criação dessa infraestrutura e afirma que a VWCO também está atenta a esse ponto. “ Aprendeu isso com o elétrico E-Delivery. Não adianta só entregar o produto. É preciso garantir o ambiente para que o cliente consiga usar”, disse. Para o caminhão elétrico, a empresa criou o chamado e-Consórcio, com parceiros que desenvolvem carregadores, fazem o dimensionamento elétrico e dão suporte completo à instalação. “A lógica será a mesma com o gás. Vamos entregar solução, não apenas o veículo”, garantiu.

Segundo o gerente de vendas da VWCO, o desenvolvimento de novos produtos — elétricos, a gás ou convencionais — segue a filosofia da montadora de atender aplicações específicas e demandas reais dos clientes. “Nosso target na aplicação é sempre esse: não fazemos produto para nós, fazemos para quem vai operar”, afirmou.

A aposta no gás natural e no biometano ocorre em paralelo a outros investimentos da VWCO, como a ampliação do portfólio de pesados com o recém-lançado Meteor 4×2, e os esforços de internacionalização, que incluem novas plantas na Argentina e no México, além de uma forte agenda de exportações para África e América Latina.

Episódio 4 do Videocast da Transporte Moderno

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