A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, anunciou a promoção de Cesar Toniolo ao cargo de diretor de operações do Corredor Norte. O executivo, com 19 anos de carreira na companhia, terá a missão de consolidar o corredor como uma rota estratégica e eficiente para o escoamento do agronegócio brasileiro.
Desde que ingressou na VLI, em 2006, Toniolo ocupou diversos cargos de gestão, atuando mais recentemente como gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional. Formado em Engenharia Elétrica, com pós-graduação em Engenharia Ferroviária e MBA, ele soma experiência técnica e estratégica em infraestrutura e inovação.
O Corredor Norte é hoje a espinha dorsal logística do agronegócio no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Composto pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e pelo acesso ao Terminal Portuário de São Luís, o corredor viabiliza o transporte de grãos, celulose e minério.
Nos últimos dez anos, o volume transportado saltou de 4,3 bilhões para 14,4 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), um aumento de 235%. O crescimento reflete os R$ 1,5 bilhão investidos pela VLI em ativos estruturais nos últimos cinco anos, incluindo a renovação de 357 km de trilhos e a expansão de três terminais integradores na região.
Além do volume transportado, o corredor é referência em agenda ESG. O modal ferroviário emite apenas 1/6 do CO₂ comparado ao transporte rodoviário por tonelada transportada. A operação também registrou queda de 8,6% no consumo de combustível, graças à utilização da Tecnologia Leader, sistema semiautônomo que otimiza a condução e reduziu o consumo médio de 1,66 para 1,51 litros por tonelada-quilômetro útil.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno
 



