Braspress transforma filial de Cantareira em unidade carbono zero com novas vans elétricas

Com a ampliação da frota elétrica, 11 veículos passam a ser totalmente eletrificados

Redação

A transportadora Braspress entregou quatro novas vans elétricas à sua filial de Cantareira, na Zona Norte de São Paulo, na segunda-feira (27), como parte do plano de tornar a unidade totalmente livre de emissões de carbono.

O diretor-presidente da empresa, Urubatan Helou, afirmou que a decisão está ligada ao alto índice de poluição da região. “São Paulo possui 80 medidores de poluição da CETESB, e as duas áreas mais poluídas da cidade são a Zona Oeste e Cantareira. Por isso, decidimos transformar esta filial em uma operação carbono zero”, explicou.

As novas vans são do modelo eSprinter 320, da Mercedes-Benz, com capacidade de carga de 1.240 kg e autonomia de 329 km. Elas se somam às sete frotas elétricas já em operação na unidade, incluindo três vans e três caminhões da JAC Motors e um caminhão 710 eletrificado da Mercedes-Benz.

Atualmente, a filial possui 39 veículos, entre próprios e agregados movidos a diesel. Com a ampliação da frota elétrica, 11 veículos passam a ser totalmente eletrificados. A empresa projeta que até junho de 2026 toda a frota da unidade será elétrica.

A unidade de Cantareira funciona como um Centro de Apoio Operacional Braspress (CAOB) e atende à região central de São Paulo, com foco em percursos curtos. São realizadas diariamente cerca de 760 coletas, 450 entregas e mais de 300 recebimentos.

Participaram da cerimônia os diretores Milton Petri (vice-presidente), Luiz Carlos Lopes (operações) e Urubatan Junior (frota), além de gerentes das áreas de operações e frota da companhia.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também