O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), iniciou nesta terça-feira (28) a operação de desembarque dos carros e equipamentos que serão utilizados no Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025, marcado para os dias 7 a 9 de novembro, no autódromo de Interlagos.
O primeiro voo, vindo da Cidade do México, pousou às 14h trazendo parte dos equipamentos de som, imagem e iluminação usados na montagem do evento. Ao todo, serão aproximadamente 700 toneladas transportadas por oito aeronaves Boeing 747-400F, que devem chegar ao país até sexta-feira (31).
Esta é a 23ª operação consecutiva de desembarque e embarque da Fórmula 1 realizada por Viracopos. De acordo com a administração do aeroporto, o histórico reforça a capacidade do terminal em lidar com grandes operações logísticas de nível internacional.
Os próximos voos estão programados para os dias 29, 30 e 31 de outubro, sendo dois por dia na quarta e quinta-feira e três na sexta. Eles trarão os carros e equipamentos das equipes diretamente de outras etapas do campeonato.
Após a corrida em Interlagos, o processo se repete em sentido inverso: as oito aeronaves decolam de Viracopos com destino a Las Vegas (EUA), onde ocorrerá o GP entre os dias 20 e 22 de novembro.
Estrutura especial
Viracopos montou uma estrutura especial para agilizar o transporte e garantir a segurança de toda a carga. Pelo menos 100 profissionais estão envolvidos na operação, entre funcionários do aeroporto, órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas de transporte rodoviário.
Os carros e equipamentos da F1 seguirão em comboios de carretas até o autódromo de Interlagos, em São Paulo. Estão previstas cerca de 100 viagens de caminhões para levar todo o material recebido dos oito voos.
O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais movimentados do país. O complexo responde por cerca de um terço de toda a carga aérea importada pelo Brasil e conta com infraestrutura para movimentação, armazenagem e liberação de mercadorias.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



