GOLLOG, unidade de soluções logísticas da GOL Linhas Aéreas, incorporou nesta semana seu primeiro cargueiro próprio, o nono da frota, de prefixo PS-GFI, totalmente personalizado com a marca GOLLOG. A aeronave aumenta em 23 toneladas a capacidade de transporte – cerca de 12 vezes o volume disponível nos aviões de passageiros – e reforça a operação destinada ao Mercado Livre, além de abrir oportunidades inéditas de fretamento e atendimento a longas distâncias.
“A chegada da 9ª aeronave cargueira reflete o fortalecimento e a consolidação do nosso negócio ao longo dos últimos anos, abrindo novas oportunidades de expansão”, afirma Patrícia Bello, diretora-geral da GOLLOG.
LEIA MAIS
HC Hornburg mira em produtos à pronta entrega e exportações para reduzir impactos da crise
Sem medo de investir, Buzin Transportes faz compra gigante de 200 caminhões na TranspoSul
TranspoSul 2025: Iveco vende mais de 50 S-Way e se aproxima de 7 mil unidades no país
Expansão da frota
Em julho, conforme noticiado em primeira mão por Transporte Moderno, a GOLLOG havia lançado seu oitavo cargueiro exclusivo para o Mercado Livre, aumentando em 15% a capacidade destinada ao comércio eletrônico. A aeronave reforçou a malha aérea de 15 rotas que atendem a maior plataforma de e-commerce da América Latina.
A parceria com o Mercado Livre, iniciada em setembro de 2022, é um dos principais vetores de crescimento da companhia. “O Mercado Livre é um parceiro estratégico que potencializou nossa atuação no mercado de cargas. Hoje, entre 36% e 38% do mercado doméstico passa pela GOLLOG, e essa operação foi fundamental para esse desempenho”, destaca Patrícia Bello.
O comércio eletrônico se consolida como o segmento mais dinâmico do transporte aéreo de cargas no Brasil. Em 2024, a GOLLOG transportou 2,9 milhões de encomendas e alcançou receita de R$ 1 bilhão, impulsionada pela demanda crescente do setor. No primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou crescimento de 17% na receita e 6,8% no volume transportado, reflexo da ampliação da operação cargueira e da expansão da malha aérea.
Novas oportunidades
O cargueiro recém-chegado reforça os oito aviões já dedicados ao Mercado Livre, operando no período de “prime hour” (das 4h às 7h), e estará disponível em outros horários para novos negócios, incluindo operações charter – transporte de cargas sob demanda com necessidades logísticas especiais, como setores automotivo e farmacêutico.

Além da frota de cargueiros dedicados, a GOLLOG utiliza o compartimento de carga de mais de 130 aeronaves de passageiros da GOL, oferecendo entregas urgentes, transporte de perecíveis e itens de saúde. O novo cargueiro permite ainda atender rotas de longa distância, incluindo cidades do Norte e Nordeste como Porto Velho, Rio Branco, Santarém e Macapá.
Nesse trimestre, a GOLLOG incorporou dois novos Boeing 737 MAX 8, totalizando 54 unidades do modelo, que oferecem maior capacidade de carga e eficiência no consumo de combustível, trazendo ganhos operacionais para a divisão logística.
Laboratório de inovação em Congonhas
Para suportar a expansão, a GOLLOG inaugurou em 28 de julho uma nova loja própria em frente ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com operação iniciando em 1º de agosto. Com 1.094,94 m², o espaço será dedicado ao recebimento de encomendas expressas de até 80 kg por volume, com coletas a cada duas horas para o terminal de cargas do aeroporto.
“É a primeira loja posicionada tão próxima de um aeroporto e funcionará como um laboratório de inovação, testando tecnologias e soluções para aumentar a agilidade e a conectividade da operação”, explicou Patrícia Bello à época.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno