Azul Cargo aposta em frutas para alavancar exportações para a Europa

No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou um aumento de 14% no volume de frutas exportadas para Lisboa, saindo de 1.130 toneladas em 2024 para 1.285 toneladas em 2025

Aline Feltrin

A Azul Cargo, unidade de logística da companhia, tem se beneficiado da crescente demanda por transporte de cargas para a Europa. No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou um aumento de 14% no volume de frutas exportadas para Lisboa, saindo de 1.130 toneladas em 2024 para 1.285 toneladas em 2025. O mamão papaia e a manga lideram entre os produtos enviados. Já na rota entre Campinas e o aeroporto de Orly, em Paris, o crescimento foi de 3,14% no mesmo período, totalizando 361 toneladas — majoritariamente abacate, figo, limão e goiaba.

Nesta semana, a companhia aérea deu mais um passo na expansão de suas operações internacionais com o voo inaugural entre o aeroporto de Viracopos (Campinas) e a cidade do Porto, em Portugal, realizado no último domingo (1º). Além de todos os assentos ocupados, a operação marcou o embarque de cinco toneladas de frutas brasileiras, refletindo o avanço da logística aérea como alternativa estratégica para o agronegócio naciona

Com as novas rotas para Madri e Porto, operadas a partir de junho por Viracopos e Recife, a expectativa da Azul Cargo é ampliar sua presença global e fortalecer o papel do Brasil como fornecedor estratégico de alimentos frescos para a Europa.

A companhia projeta um crescimento de 30% na receita da Azul Cargo em 2025. A expansão da frota cargueira, com a incorporação de dois novos Airbus A321 com capacidade para quase 27 toneladas por aeronave, é apontada como um dos principais impulsionadores desse desempenho. Segundo Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, os novos cargueiros também trarão ganhos de eficiência e sustentabilidade. Hoje, o segmento de e-commerce já representa mais de 40% do volume de negócios da empresa.

Integração entre modais

Outro pilar do crescimento será a integração entre os modais aéreo e rodoviário. Recentemente a Azul assinou um contrato de cooperação com a transportadora L’ Auto, especializada em logística terrestre. O acordo visa oferecer soluções logísticas mais flexíveis e eficientes, combinando a agilidade do transporte aéreo com a capilaridade do modal rodoviário. “Combinando a experiência da L’ Auto com nossa malha aérea, vamos atender melhor às necessidades logísticas dos nossos clientes”, afirma Izabel.

Segundo ela, a L’ Auto já atua com grandes varejistas, como a rede de farmácias Pague Menos, e sua expertise rodoviária permitirá à Azul Cargo ampliar o alcance de suas entregas em novos mercados. “Vamos oferecer soluções logísticas completas, com prazos ajustados e custo-benefício mais competitivo”, diz a executiva.

Ampliação de sistemas automatizados

A inovação tecnológica também está no centro da estratégia da Azul Cargo. A empresa vem investindo na ampliação de seus sistemas automatizados de triagem (sorters) e em melhorias nos sistemas de rastreamento de cargas. O objetivo é aumentar a agilidade operacional, permitindo entregas expressas, inclusive para o Norte e Nordeste do Brasil em até 24 horas.

Além do mercado europeu, a Azul planeja fortalecer sua atuação na América do Sul e Central e intensificar os voos para Miami (EUA). A companhia também está ampliando parcerias com empresas chinesas como Anjun Logistics, Shopee e Shein, que buscam soluções logísticas aéreas mais rápidas para atender ao crescimento do comércio eletrônico internacional.

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