A ZF, fornecedora global de sistemas de mobilidade para os setores automotivo e industrial, planeja expandir a produção de eixos em sua unidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, para acompanhar o aumento da demanda nos segmentos agrícola e de construção. A informação foi divulgada por Juliano Alquati, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da ZF América do Sul, ao portal Transporte Moderno.
Atualmente, a fábrica tem capacidade de produzir cerca de 42 mil eixos por ano. O agronegócio tem papel central na estratégia da empresa, representando uma fatia relevante da receita. Segundo Alquati, a ZF tem se concentrado em desenvolver produtos de alta performance, capazes de garantir durabilidade e eficiência em condições extremas, como o transporte de insumos e o uso de máquinas pesadas no campo.
Alquati destacou sinais de recuperação no mercado agrícola, especialmente no segmento de máquinas leves, impulsionados pela valorização de commodities como café e laranja. Ele explicou que os produtores estão mais propensos a investir em equipamentos desde que as soluções tragam ganhos reais de produtividade, com foco na redução de custos e no aumento da disponibilidade das máquinas.
A ZF também tem observado uma crescente demanda de pequenos e médios produtores por equipamentos mais robustos e de manutenção simplificada. “Essa tendência tem direcionado o desenvolvimento de novos produtos, ao mesmo tempo em que a empresa estrutura planos para ampliar sua produção local e fortalecer a oferta de soluções voltadas à eficiência operacional e à sustentabilidade”, explicou o executivo.
Em 2025, a unidade de Sorocaba completa 40 anos de operação e alcança a marca de 700 mil eixos produzidos. Desde 2018, a planta é reconhecida como Centro de Competência Global para o desenvolvimento de eixos do Grupo ZF. Nos últimos oito anos, a produção local cresceu cerca de 60%. A estrutura de testes da unidade ocupa uma área de mil metros quadrados e permite simulações com condições reais de campo, reforçando a capacidade de inovação da empresa.
Agrishow
Com foco no agronegócio, a ZF apresentou alguns lançamentos na Agrishow 2025, feira de tecnologia Agricola, que termina nesta sexta-feira (2), está o eixo TSA Narrow (TerraSteerAxle), para a aplicações em culturas como frutas e café. O produto foi desenvolvido pela equipe de engenharia da ZF no Centro de Competência de Sorocaba. Outra novidade é o sistema eletrônico de controle de suspensão ECAS, destinado a pulverizadores autopropelidos, que proporciona maior estabilidade e economia de insumos. A empresa também aposta no E-Track, uma solução de tração auxiliar para implementos agrícolas como arados e transbordos.
Além das soluções desenvolvidas para o agronegócio, a ZF apresenta na feira tecnologias para veículos comerciais, construção civil e reposição de peças. Outro destaque é o eixo TSA23, lançado em 2017 e voltado para tratores de 160 a 240 HP. O produto se consolidou no mercado graças à estabilidade superior, controle preciso em sistemas de piloto automático e maior durabilidade em comparação com os concorrentes.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.