TecBan aposta em conversão de carros-forte a combustão para elétricos

Segundo a empresa, o custo de adaptação para o sistema elétrico representa metade do valor de um carro novo a diesel e menos da metade de um veículo elétrico zero quilômetro

Redação

A TecBan, que atua no setor de gestão de numerário e soluções de segurança e logística de valores, iniciou um processo inédito: a conversão de parte de sua frota de carros-fortes movidos a combustão para veículos elétricos. Com a iniciativa, a companhia busca a redução de emissões de poluentes e o aumento da vida útil dos veículos, que, antes da adaptação, seriam descartados.

A conversão dos carros-fortes de combustão para elétricos é uma ação estratégica que combina responsabilidade ambiental com eficiência econômica. De acordo com Joiandro Carvalho, gerente executivo de segurança e infraestrutura de transporte de valores da TecBan, essa transformação traz vantagens significativas, como a redução de custos operacionais e a ampliação do ciclo de vida dos veículos. “O custo de adaptação para o sistema elétrico representa metade do valor de um novo carro a diesel e menos da metade de um veículo elétrico zero quilômetro. Além disso, a economia se estende ao custo de rodagem, que cai 90% em relação aos carros-fortes a combustão”, afirma Carvalho.

Jornada de eletrificação

Além da conversão dos carros-fortes, a TecBan também se destaca por sua aposta em veículos elétricos em outras áreas. A empresa apresentou ao mercado, por exemplo, o primeiro carro-forte 100% elétrico, o modelo IEV 1.200 T Plus, da JAC Motors. Este modelo possui motor elétrico de 170 CV de potência, com torque de 1.200 Nm, e autonomia de até 240 quilômetros com uma única carga – o que é mais do que suficiente para as operações diárias dentro de áreas urbanas.

A TecBan também vem incorporando carros-leves elétricos à sua frota. O modelo JAC E-JS1, da mesma fabricante, é utilizado para a escolta e segurança das operações de manutenção dos caixas eletrônicos do Banco24Horas, ampliando a presença de veículos sustentáveis em sua operação.

Veja também