IAA 2024: Iveco e FPT miram em múltiplas soluções para reduzir emissões

A intenção é se adaptar às necessidades de cada operação, todas baseadas em uma mesma plataforma de trem de força

A Iveco levou à IAA Transportation 2024, maior feira de transportes do mundo, que ocorre até o próximo dia 22, em Hannover, Alemanha, suas múltiplas soluções para a descarbonização da frota de caminhões.

Aline Feltrin

A Iveco levou à IAA Transportation 2024, maior feira de transportes do mundo, que ocorre até o próximo dia 22, em Hannover, Alemanha, suas múltiplas soluções para a descarbonização da frota de caminhões. Entre as apresentadas estão o caminhões diesel Euro 6, além de modelos movidos a HVO, gás, biometano e eletricidade, seja por meio de baterias ou hidrogênio.

Em coletiva de impresa online, diretamente da Alemanha, o presidente da marca FPT, braço de powertrain do Iveco Group, Carlos Tavares, reafirmou a intenção da Iveco de oferecer múltiplas soluções adaptáveis às necessidades de cada operação, todas baseadas em uma mesma plataforma de trem de força. Segundo o executivo, um dos principais lançamentos é o motor XCursor 13 Multifuel, que permite o uso de diesel, biodiesel, gás e hidrogênio, com apenas a troca dos cabeçotes.

Outra inovação apresentada é o motor flex N67, que opera com hidrogênio e gás natural, projetado para atender diversos mercados. Essa tecnologia é resultado da experiência da Iveco com motores a gás, tendo vendido mais de 100 mil unidades de veículos desse tipo na Europa. No Brasil, a marca já iniciou as vendas do S-Way a gás e considera expandir sua oferta de veículos movidos a gás para modelos médios e semipesados no futuro.

Avanço em motores a gás

Assim que assumiu a cadeira de CEO da FPT, em maio, Tavares revelou ao portal Transporte Moderno que avançar em vendas de motores a gás para caminhões ocupa uma posição importante na lista de prioridades à frente do novo cargo. Para isso, a FPT aposta em duas frentes de negócios: a venda de motores para montadoras interessadas na tecnologia e a solução, batizada de “repower”, cuja proposta é substituir motores a diesel da frota circulante por movidos a gás.

Conforme Tavares, há conversas avançadas com outras montadoras, além da Iveco para quem a FPT já fornece motores a gás no Brasil. “Temos trabalhado com outros fabricantes de caminhões os nossos motores a gás. Temos acordo de confidencialidade entre as partes, por isso, neste momento não podemos revelar quem são essas empresas”, adiantou.

A Iveco, por sua vez, revelou que pretende melhorar a sua performance de vendas de caminhões a gás no Brasil a partir do próximo ano. Até o momento, vendeu apenas 28 unidades do modelo S-Way NG no Brasil. Porém, o objetivo da montadora é avançar em vendas a gás nos próximos anos. o diretor de marketing e rede da Iveco na América Latina, Carlos Fraga, disse que em 2025 o mercado estará melhor para novos negócios.

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