Enilson Sales assume a presidência da Anef

Com a mudança na gestão, Paulo Noman, presidente do Banco GM, passa a ocupar o cargo de vice-presidente junto com Nelson Aguiar, presidente do Banco Yamaha

Redação

A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) anuncia mudanças estruturais em sua gestão e informa que Enilson Sales assume a presidência da entidade no triênio 2025–2027, enquanto Paulo Noman, presidente do Banco GM, divide a vice-presidência com Nelson Aguiar, presidente do Banco Yamaha. O objetivo é ampliar ainda mais sua relevância e influência no mercado de crédito automotivo.

A principal novidade, segundo a Anef, é a possibilidade de outras empresas — além dos bancos de montadoras — se associarem à entidade. As novas categorias elegíveis incluem instituições financeiras que representam fabricantes de veículos e, ao mesmo tempo, estão ligadas a bancos comerciais, como também empresas que mantenham relacionamento com os bancos de montadoras. “Poderão se associar empresas que tenham relação com bancos de montadoras — sejam instituições financeiras, fornecedoras de produtos ou prestadoras de serviços — desde que atendam aos critérios de formalização previstos no Estatuto”, afirma Sales.

Com essa reestruturação, o novo presidente espera ampliar ainda mais o protagonismo da Anef no segmento de crédito e consórcio para veículos. “Queremos atrair para esse novo ambiente empresas que agreguem oportunidades de desenvolvimento ao setor de crédito automotivo, promovendo a expansão dos negócios para todos os associados.”

A associação elabora balanços do setor e analisa periodicamente o desempenho do mercado brasileiro de financiamentos de veículos, contribuindo com informações, dados e opiniões relevantes para todo o segmento.

Enilson Sales é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e possui graduação em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e pelo IBMEC, em São Paulo. É também bacharel em Business Administration (BBA) pela Columbia Business School, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira como operador de crédito no ABN-AMRO, onde chegou à vice-presidência da área de Consumer Finance. Posteriormente, assumiu posições de liderança em bancos de montadoras como Peugeot-Citroën, Renault-Nissan e Mitsubishi. Também atuou como consultor para bancos comerciais como Itaú e C6 Bank.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também