Movecta adota torre de controle operacional e amplia governança

A companhia prevê investimentos superiores a R$ 100 milhões até 2026, com foco em infraestrutura, aquisição de equipamentos e avanço em transformação digital

Redação

A Movecta, uma das principais empresas de logística integrada do país, implementou uma torre de controle operacional para reforçar sua governança corporativa e modernizar a gestão das operações rodoviárias. A central, em funcionamento desde dezembro de 2024, permite programar, planejar e monitorar em tempo real as cargas movimentadas nas unidades da empresa, possibilitando intervenções imediatas em casos de falhas ou desvios operacionais.

Com a nova estrutura, a companhia já registra ganhos relevantes: redução de 15% nos custos com transporte, aumento de 20% na produtividade dos colaboradores e crescimento de 25% na satisfação dos clientes. A taxa de entregas dentro do prazo e conforme especificações subiu 7%, alcançando 97% de OTD (On Time Delivery).

“A torre nos dá maior visibilidade e controle da operação, permitindo decisões mais ágeis e mitigando não conformidades”, afirma Roberto Teller, diretor de operações. A estrutura funciona 24 horas por dia e é operada por cerca de 30 profissionais entre analistas, programadores e gestores.

Integrada aos sistemas TMS, KMM e ATS Log do grupo NSTECH, a central cobre atualmente as operações do Guarujá (Terminal 2), Itajaí e Lages (SC) e Suape (PE). A previsão é que, no segundo semestre, o serviço de transporte de remoção aduaneira também seja incorporado à torre.

A Movecta prevê investimentos superiores a R$ 100 milhões até 2026, com foco em infraestrutura, aquisição de equipamentos e avanço em transformação digital, que já inclui a padronização de processos e modernização de sistemas de gestão.

Quer receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística? Clique aqui para entrar no nosso canal oficial no WhatsApp.

Veja também