Volvo começa a vender caminhão 100% a biodiesel no Brasil

Antes da comercialização oficial, a Volvo já havia vendido 20 unidades do FH B100 para a Amaggi e já negocia novos contratos com empresas do Centro-Oeste

Redação

Depois de ter confirmado na 29ª Agrishow que já trabalha com caminhões movidos totalmente a biodiesel, ou seja, B100, a Volvo divulgou, nesta quinta-feira (16), que passou a oferecer oficialmente uma nova versão do FH com a possibilidade de rodar movido somente com o combustível renovável.

De acordo com fabricante, a comercialização está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Além disso, conforme previsto em regulamentação, o transportador precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), uma vez que o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no país.

Durante a Agrishow, o diretor comercial da marca, Alcides Cavalcante, disse que cerca de 20 unidades do FH movido a biodiesel já foram vendidas no Brasil desde o ano passado, a maioria para a Amaggi. “Já temos pedidos adicionais em andamento. Apesar de serem predominantemente adquiridas pela Amaggi, temos também outros clientes, especialmente na região Centro-Oeste.”

Indicado para quem produz biodiesel

O executivo revelou também que esse caminhão é especialmente indicado para empresas que têm suas próprias usinas de biodiesel. “Observamos uma tendência semelhante ao modelo de usinas de cana-de-açúcar, que podem produzir açúcar ou etanol dependendo das condições do mercado e que aderem a essa prática devido às vantagens de redução de custos para abastecer os veículos.”

Por ter características similares ao caminhão Euro 6 movido a diesel, o FH B100 custa R$ 20 mil a mais, segundo o executivo.

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