A operadora logística Brado deu um novo passo na ampliação da sua capacidade operacional com a inauguração de um segundo tombador de caminhões no terminal de Rondonópolis (MT). O investimento permite a operação simultânea de veículos e pode dobrar o volume diário de recebimento, atingindo até 180 caminhões por dia — movimento estratégico diante da crescente demanda do agronegócio, segundo a companhia.
A nova estrutura tem papel-chave na otimização do processo de estufagem interna de grãos, como soja, milho e farelos, contribuindo para maior agilidade no carregamento de contêineres e fluxo logístico até os portos. Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2024/25 de milho deve crescer cerca de 11% em relação ao ciclo anterior, com produção de 328,3 milhões de toneladas. Já a soja deverá registrar alta de 14%, chegando a 167,37 milhões de toneladas.
Mato Grosso, estado onde está localizado o terminal da Brado, onde, em 2024, exportou mais de 43 milhões de toneladas de milho, além de 24,89 milhões de toneladas de soja. Do terminal de Rondonópolis, a Brado atende tanto ao mercado interno quanto à exportação.
O milho segue para indústrias alimentícias do interior paulista, enquanto soja, farelos e DDG (farelo de milho desidratado) são direcionados ao mercado externo. Diferente da operação tradicional com navios graneleiros, a empresa utiliza contêineres lacrados, o que reduz riscos de contaminação cruzada, melhora a qualidade dos produtos transportados e oferece uma solução adaptada a compradores de menor porte.
A Brado opera com uma estrutura multimodal composta por 21 locomotivas, mais de 2,2 mil vagões e cerca de 5 mil contêineres. A empresa aposta na integração ferroviária e em parcerias nos principais centros de consumo para ampliar a competitividade da logística nacional.
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