A Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), encerrou 2024 com seu maior volume anual de exportações desde o início das operações: 25,014 milhões de toneladas, um crescimento de 4% em relação a 2023. A empresa é uma joint venture da Anglo American com a Prumo Logística e já movimentou, ao longo de uma década, 185,9 milhões de toneladas, com mais de 1.100 navios atracados.
Em 2024, a companhia diversificou seus mercados, embarcando minério para China, Egito, México, Japão, Holanda, Índia, Estados Unidos, Europa e África. O avanço integra o plano estratégico “Rumo aos 30!”, que prepara a operação para movimentar 30 milhões de toneladas por ano.
Modernização da estrutura
Com investimentos de R$ 125 milhões, a Ferroport modernizou sua estrutura, iniciou a automação dos equipamentos de pátio e melhorou a gestão de ativos. A empresa alcançou mais de 94% de disponibilidade intrínseca no sistema de embarque e eficiência de entrega acima de 97%.
Na agenda ESG, a empresa opera com energia 100% renovável, reuso de água e o programa Aterro Zero. Foi reconhecida com o 2º lugar no Prêmio Antaq de desempenho ambiental e mantém o Selo Ouro do GHG Protocol. Gera mais de 600 empregos diretos e indiretos na região e foi novamente certificada como Great Place To Work, além de integrar o Top 3 em Diversidade e Inclusão da ABRH.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.