A movimentação de cargas nos portos brasileiros cresceu 4,28%, com 644,76 milhões de toneladas, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgados na última quarta-feira (7).
De acordo com a Antaq, o crescimento do setor foi impulsionado principalmente por cargas conteinerizadas e pelo aumento no transporte de granéis sólidos e líquidos. As cargas conteinerizadas atingiram um recorde para o período, com 73,3 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 22,72% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os granéis sólidos, que representam cerca de 60% de tudo que é movimentado pelos portos, tiveram um aumento de 3,65% em relação ao primeiro semestre de 2023, totalizando 383 milhões de toneladas. Este foi o melhor resultado para o semestre desde 2010, segundo a Antaq.
Os granéis líquidos e gasosos permaneceram estáveis nos seis primeiros meses do ano, com 158,58 milhões de toneladas movimentadas, representando um crescimento marginal de 0,02% em comparação a 2023. Por outro lado, as cargas gerais apresentaram um recuo de 2,02%, totalizando 29,87 milhões de toneladas no período.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse em coletiva de imprensa da Antaq que o Brasil voltou a crescer e, por isso, é necessário melhorar a governança, a infraestrutura operacional, com investimentos em dragagens e aprimoramento da inteligência dos portos. “Isso vai gerar competitividade e mais operações. “
Conforme Costa Filho, estão previstos mais de 33 leilões nos próximos três anos, o que poderá gerar mais de R$ 15 bilhões em investimentos. “Temos uma carteira do Novo PAC de R$ 70 bilhões, dos quais cerca de R$ 60 bilhões são investimentos da iniciativa privada. Destes, já contratamos mais de R$ 30 bilhões.”
Desempenho regional
Os portos da região Sudeste registraram o melhor desempenho no semestre, movimentando 322,5 milhões de toneladas, um aumento de 6,1%. O destaque ficou para as movimentações de petróleo e derivados, excluindo óleo bruto (+19,62%), e minério de ferro (+10%).
No Sul, os complexos portuários movimentaram 90,8 milhões de toneladas, um crescimento de 4,6%, impulsionado principalmente pelo transporte de açúcar (+77,60%) e soja (+18,31%).
A região Nordeste, que representa 23,1% da movimentação total do país, cresceu 4,1%, atingindo 149,2 milhões de toneladas. Os principais itens movimentados foram ferro (+6,16%) e petróleo e derivados (+2,38%).
No Norte, foram movimentadas 79,5 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 0,6%. Os destaques foram o milho (+17,92%) e a bauxita (+3,16%).
Crescimento dos terminais de uso privado
Dos 644,76 milhões de toneladas movimentadas no primeiro semestre de 2024, 413,2 milhões de toneladas foram transportadas por terminais de uso privado (TUPs), representando 64% do total do setor portuário. Isso indica um crescimento de 2,12% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os TUPs, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) destacou-se com um crescimento de 6,47%, movimentando 74,7 milhões de toneladas.
Entre os portos públicos, o Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, registrou o maior volume de movimentação no semestre, com 68,6 milhões de toneladas, um aumento de 8,42% em relação a 2023. O porto foi responsável por movimentar 10,6% do total de produtos transportados no país.
No total, os portos públicos movimentaram 231,6 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 8,37% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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