Volkswagen apresenta protótipo do Meteor híbrido

Além do caminhão híbrido, a montadora mostrou seu primeiro caminhão a gás para o mercado brasileiro, disponível sob encomenda

Aline Feltrin

Nesta manhã de segunda-feira (04) a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou, em coletiva de imprensa da Fenatran 2024, um caminhão híbrido (diesel e elétrico) desenvolvido para o mercado brasileiro. O VW Meteor Hybrid conceito é o primeiro com essa tecnologia no Brasil.

Desenvolvido em parceria com Suspensys, o veículo é dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico. Segundo a VWCO, o protótipo vem com tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade da bateria. O conjunto também proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário.

O caminhão-conceito está em linha com a estratégia da VWCO em avançar em sua meta de descarbonização. A marca já oferece há alguns anos o caminhão elétrico E-Delivery que tem 50% de participação no mercado. Com 400 unidades emplacadas no Brasil, o modelo chegou na sua segunda geração. O caminhão elétrico passa a oferecer um custo operacional de transporte até 10% menor do que a geração anterior. As melhorias técnicas vão ajudar a montadora dobrar o volume de vendas em 2025.

Caminhão a biometano

A VWCO apresentou também o modelo 26280 6×2 movido a biometano. Disponível sob encomenda, o veículo chega para aproveitar o alto potencial de biogás no Brasil e será oferecido principalmente para clientes que têm sua própria produção de biometano, segundo o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes. “O momento é ideal devido às recentes regulamentações e os programas governamentais que incentivam o uso de combustíveis alternativos.”

Para além das iniciativas de novos produtos que ajudam a descarbonizar a frota, a Volkswagen se mostrou a favor de um programa de renovação de frota permanente. Nas palavras de Cortes, “essa é a melhor forma de descarbonização, redução de emissões e de acidentes.”

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