A FPT, marca do Iveco Group, anunciou nesta segunda-feira(4), em coletiva de imprensa na Fenatran, maior feira de transportes da América Latina, investimento de R$ 127 milhões que começa a valer neste ano e se estenderá até 2028.
O presidente da marca, Carlos Tavares, revela que o aporte será destinado para pesquisa e desenvolvimento de produtos da região da América Latina. O foco maior será para propulsões que contribuem para a descarbonização. Conforme Tavares, boa parte será para o desenvolvimento de biombustíveis, como biodiesel, gás e etanol. A companhia firmou, inclusive, parcerias com universidades.
A iniciativa vai ao encontro da meta do Iveco Group de neutralizar as emissões de carbono até 2040. “Temos esse objetivo que não será alcançado em uma única solução. Temos um potencial enorme na região de biocombnsutíveis ”, diz.
Conforme o executivo, a estratégia está desenhada sobre combustão interna, baterias, eixos e outros. “Enxergamos um 2025 promissor para a descarbonização na América Latina”, complementou
Na Fenatran, os visitantes do espaço da FPT Industrial no São Paulo Expo podem conferir a visão da marca, que tem como base dois pilares principais: por um lado, continuar a investir em motores sustentáveis, com uma abordagem alternativa focada em multicombustíveis, e por outro, se posicionar a longo prazo como fornecedora de soluções de zero emissão, ampliando sua cadeia de valor para a área de eletrificação, por meio de ePropulsions e soluções de armazenamento de energia.