A ZF apresentou sua nova linha de discos de embreagem TD200, agora fabricados no Brasil. Desenvolvidos pela engenharia local, esses discos atendem tanto ao mercado de reposição quanto às principais montadoras de veículos comerciais até o final de 2024. O lançamento marca a integração dos TD200 ao portfólio global da ZF e destaca a capacidade da unidade de São Bernardo do Campo (SP) em oferecer soluções para mercados na Europa e Ásia.
Os discos de embreagem TD200 foram projetados para ônibus e caminhões médios, substituindo as linhas anteriores TD188 e TD212. Com diâmetros variando de 330 mm a 395 mm, eles prometem alto desempenho em aplicações severas, além de melhorar a atenuação de vibrações torcionais, um avanço significativo dado o aumento dessas vibrações nos motores mais recentes.
Segundo informou a ZF, os discos TD200 destacam-se por sua capacidade de atenuar vibrações torcionais, um desafio crescente com as novas normativas de emissões, como o Euro 6. A baixa inércia dos discos contribui para trocas de marcha mais suaves e menor desgaste da transmissão.
Além de oferecer benefícios operacionais, como melhor atenuação de ruídos e maior durabilidade dos componentes, os discos de embreagem TD200 são compatíveis com motores Euro 6 e transmissões automatizadas e manuais.