A ZF concluiu a entrega de um sistema azimutal modelo ZF ATZ 8311 WM FP, para o porto fluvial Chibatão, localizado em Manaus (AM). O sistema irá equipar rebocadores portuários para atuar na região norte do país. Um segundo novo sistema azimutal também será entregue no início de 2024 ao porto fluvial. Ambos completarão os maiores sistemas azimutais já entregues pela divisão responsável por tecnologias de aplicação marítima e fluvial da ZF no mundo.
O sistema azimutal Thrusters é produzido na unidade da ZF na Holanda. De acordo com Maurício Paguaga, gerente sênior de soluções digitais e linha industrial da ZF Aftermarket, a operação brasileira é responsável por comercializar a solução de forma customizada, por embarcação, junto ao estaleiro e armador, enviando suas características técnicas para a produção na Holanda. “Ao chegar ao país, a equipe brasileira acompanha toda a instalação feita pelo estaleiro, configuração do conjunto e realiza o comissionamento”, explica.
O executivo destaca que o comissionamento do sistema na embarcação envolve várias etapas, entre elas, teste de manobrabilidade, eficiência de tração estática e de resistência com a realização de quatro e seis horas ininterruptas de testes em velocidade máxima com a embarcação.
Desde 2013, a ZF já entregou onze sistemas azimutais para embarcações do porto Chibatão, seis deles com aproximadamente sete metros de altura, 11 toneladas e capacidade de 70 TBP (Tonelada de Tração Estática).
Paguaga informa que cada um dos sistemas leva de seis meses até um ano para ser produzido. O conjunto do sistema azimutal é formado por dois propulsores por embarcação, painéis eletrônicos, telas, conjunto mecânico, hidráulico e elétrico, além de eixos cardan. “Comparativamente, um carro 1.0 possui 100hp, enquanto uma embarcação equipada com Sistema Azimutal desse porte pode ultrapassar 5.3 mil hp”, exemplifica. De acordo com o executivo, com essa capacidade é possível que a embarcação consiga girar em torno do seu próprio eixo, e entregue 70 toneladas de tração estática entre várias outras vantagens operacionais, principalmente em manobras laterais.
A ZF também oferece para o porto Chibatão e seus clientes no Brasil serviços de manutenção e apoio técnico. “Caso sejam necessárias trocas de peças ou componentes, há condições e estrutura para atendê-los de maneira rápida e eficiente graças ao centro de distribuição de peças da ZF instalado em Itu (SP)”, completa. O executivo destaca que os técnicos brasileiros são treinados na Holanda e dão suporte para toda a região latino-americana.
Sistemas azimutais da ZF–
Os sistemas de propulsão azimutal da ZF modelos Well Mounted e Tunnel Thruster possuem capacidades que vão de 127hp a 3.350hp, os produtos são, respectivamente, sistemas principais e auxiliares de propulsão, responsáveis por aumentar consideravelmente a excelência em ações de navegações e manobras das embarcações. Os Tunnels Thrusters também possuem versões com vedação de borracha, o que ajuda a reduzir ruídos e a facilitar a retirada dos propulsores para manutenção. Os modelos Z-Drive e L-Drive permitem a manutenção sem a necessidade de levar a embarcação para um píer seco.
Os reversores marítimos ZF possuem faixa de potência entre 15hpp e 15.000hp, de acordo com a aplicação. A ZF possui várias plantas focadas nos componentes e equipamentos destinados ao segmento marítimo em diversos países como Alemanha, Holanda e Itália.