A BorgWarner informa que tem conseguido resultados bastante favoráveis nas vendas de turbocompressores e embreagens viscosas no mercado de reposição. Ainda em 2020 – ano inicial da pandemia – a empresa viu as vendas de pós-venda crescerem 6% no Brasil, em relação a 2019. Em 2021, o crescimento desses produtos no mercado latino-americano, incluindo o Brasil, cresceu 42% em relação às vendas de 2020. Esse percentual foi alavancado pelo crescimento de 55% das exportações para países da América Latina, atendidos pela equipe brasileira, e 37% de crescimento nas vendas no mercado interno. Em 2021, 30% das vendas vieram de países da América Latina e 70% do mercado brasileiro.
“Estamos muito satisfeitos por termos alcançado resultados tão significativos, apesar dos tempos difíceis. Nosso crescimento representa a expansão do mercado e a excepcional qualidade e confiabilidade que nossas peças estão entregando aos nossos clientes e consumidores”, disse Guilherme Soares, head de aftermarket da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.
Segundo a empresa, do crescimento de 42% em 2021, 69% é atribuível às vendas de turbocompressores e 31% é de produtos da linha Thermal (embreagens e ventiladores), representando expansão de participação de mercado e cobertura. Também está relacionado à expansão do portfólio da BorgWarner, à maior penetração nos setores agrícola e de mineração e políticas comerciais e de preços claras.
Além disso, ainda de acordo com a empresa, o cenário incerto da pandemia fez com que os frotistas de caminhões e ônibus optassem por maior qualidade e desempenho para reduzir o consumo e evitar paradas corretivas, bem como a necessidade de cumprir os requisitos de emissões. Por exemplo, os produtos de embreagem viscosa podem reduzir o consumo de combustível de um caminhão ou ônibus em até 6%.
Devido ao aumento nas vendas, a BorgWarner está expandindo ainda mais sua cobertura da frota brasileira com uma infinidade de novos lançamentos. Em 2022, entre os portfólios de Turbo e Thermal, 11 novos produtos estão previstos para entrar em produção, enquanto a equipe de engenharia continua monitorando o mercado em busca de novas oportunidades e demandas.
“Recentemente, expandimos nosso treinamento online em um esforço para compartilhar todas as informações técnicas relevantes mais amplamente com nossos clientes, a fim de ajudar a aumentar o entendimento de nossos produtos e transmitir a confiabilidade e a qualidade de nossa marca. Além disso, estamos constantemente investindo em melhorias em nosso catálogo eletrônico e mantendo nossas informações de produtos e aplicações atualizadas, reduzindo o retorno da garantia por erros de aplicação”, afirma Soares.
Este ano, a BorgWarner espera um crescimento semelhante ao de 2021 para seus portfólios de Turbo e Thermal. A empresa também está focada em expandir negócios em vários estados brasileiros e as exportações para países da América Latina.