A Volkswagen Caminhões e Ônibus preparou dois planos de manutenção para os caminhões elétricos da marca: os Volks|Total e-Prev e e-Prime, para disponibilizar ao mercado solução completa de serviços que já fazem parte do portfólio Volks|Care.
“Estamos lançando um produto de alta tecnologia e vanguarda e serviços que atenderão o cliente, tais como um pós-vendas especializado, com opção do contrato de manutenção Volkstotal, sistema RIO, além das soluções de parceiros para carregadores e a infraestrutura energética necessária”, ressalta Wilson Ragusa Junior, supervisor da área gestão de contas de caminhões da companhia.
O Volks|Total e-Prev está voltado para as manutenções preventivas básicas de acordo com um cronograma, definido por intervalos apontados pela engenharia da montadora. A manutenção feita em concessionários autorizados engloba troca de fluidos, filtros, correia do compressor do condicionador de ar e lubrificação de alguns componentes mecânicos, cobrindo peças e a mão de obra envolvida. Os intervalos são definidos de acordo com a condição de operação do veículo, podendo ser misto ou severo.
Outro plano oferecido é o Volks|Total e-Prime, que tem todas as coberturas do plano Volks|Total e-Prev mais as manutenções corretivas em peças e componentes que se desgastam de acordo com o tempo de uso do veículo, como rolamentos do motor elétrico de tração, rolamentos do compressor do condicionador de ar, componentes eletroeletrônicos, palhetas do limpador de para-brisa, tambor e lonas do sistema de freio, e todas as operações de inspeção e eventual troca de demais componentes.
As manutenções são feitas por quilômetro rodado, de acordo com a operação do cliente. Todos os componentes citados serão substituídos de acordo com a necessidade e com as informações colhidas por meio da telemetria RIO.
Entre os serviços disponíveis para o e-Delivery está o RIO e-Fleet, o primeiro serviço de conectividade para a gestão de veículo elétrico. O e-Fleet é o novo aplicativo do RIO, a marca de soluções digitais de logística do Grupo Traton, em que o cliente poderá gerenciar toda a sua frota de caminhões e-Delivery.
O e-Delivery dá início a mais uma oferta de atendimento digital da Volkswagen. A partir de agora os caminhões da marca saem de fábrica com o QR Code colado no para-brisa do veículo, que permite ao motorista acesso a todos os canais de atendimento da empresa: ChameVolks, manual digital, Assistente Virtual e ao portal da marca, tudo num só lugar e dentro da cabine, pelo seu telefone celular.
Os clientes VW e-Delivery também terão acesso ao manual cognitivo, uma evolução do tradicional manual do veículo. A partir de um comando de voz, o motorista busca desde informações técnicas sobre o caminhão até instruções de como fazer a troca do pneu. A inteligência artificial da plataforma responde as buscas por texto ou por voz.