A Volvo Trucks desenvolveu um sistema de alerta acústico para seus caminhões elétricos, com sons únicos. A iniciativa aumentará a segurança de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias alertando-os da aproximação do caminhão, que é bastante silencioso. Os sons foram projetados para serem agradáveis e discretos, tanto para o motorista quanto para pessoas próximas.
A partir de 1º de julho de 2021, todo veículo elétrico que circula na União Europeia será obrigado a emitir um certo nível de som ao se deslocar a velocidades inferiores a 20 km/h. A intensidade depende da velocidade. À 20 km/h, o som deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Nos Estados Unidos, há legislação semelhante para veículos se deslocando a 30 km/h ou menos. Se o veículo for muito silencioso, passa a ser obrigatória a instalação de um sistema externo de alerta acústico (Acoustic Vehicle Alerting System – AVAS).
Para atender às novas exigências e manter os benefícios dos baixos níveis de ruído, a Volvo Trucks desenvolveu um conjunto único de sons premium para seus caminhões elétricos.
“A nova legislação é bem-vinda. No trânsito, desde pequenos aprendemos a não depender somente do que vemos, mas também do que ouvimos. Com nosso novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades”, explica Anna Wrige Berling, diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks.
A gama de sons é o resultado de uma pesquisa e testes realizados pelos peritos em acústica da Volvo. “Estamos orgulhosos por termos desenvolvido sons premium de alta qualidade, perceptíveis o suficiente para alertar as pessoas próximas ao caminhão, e ainda assim agradáveis para os motoristas e outros usuários das vias”, diz Berling.
Mesmo com esse sistema, é importante destacar que os caminhões elétricos Volvo ainda serão muito mais silenciosos do que caminhões convencionais. “Os sons foram projetados para não atravessar paredes. Nossos veículos elétricos ainda poderão ser usados para entregas silenciosas à noite, além de contribuir para melhorias nas condições de trabalho para os motoristas e um meio ambiente mais limpo e silencioso”, assegura Berling.
O sistema de alerta sonoro desenvolvido pela Volvo é composto por quatro sons diferentes, que sinalizam as ações do caminhão: parado, indo para frente, dando ré. A intensidade dos sons varia de acordo com a velocidade do caminhão e muda de frequência durante a aceleração e desaceleração.
Com o recém-anunciado início das vendas na Europa das novas versões elétricas dos pesados Volvo FH, FM e FMX, a Volvo agora dispõe de uma ampla gama de caminhões elétricos, a linha mais completa da indústria.
“Os caminhões elétricos se tornarão cada vez mais comuns no trânsito. Com o novo sistema de alerta acústico, temos o orgulho de combinar nossa conhecida visão rumo ao ‘Zero Acidentes’ com nossa jornada em direção à zero emissões”, finaliza Anna Wrige Berling.