DAF apresenta o novo caminhão extrapesado XF

O novo modelo XF, nas configurações 6×4, 6×2 e 4×2, tem como principal atributo a tecnologia que garante economia de 14% em consumo de combustível, além de melhorar a segurança

A DAF Caminhões lança no mercado brasileiro o caminhão XF, modelo extrapesado fabricado em Ponta Grossa, no Paraná. Nas configurações 6×4, 6×2 e 4×2 para o transporte rodoviário de cargas de longa distância, o veículo estará disponível na rede de concessionárias no início de setembro.

“A DAF está comprometida com o mercado brasileiro e motivada por estar aqui”, disse Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil, durante a apresentação on-line do seu novo caminhão. “Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF.”

O grande diferencial deste caminhão extrapesado, segundo a DAF, é o conjunto tecnológico, que foi incorporado ao modelo para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível, que chega a ser 14% menor que a versão anterior.

“O novo caminhão XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro”, afirma Jarno Broeze, diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil.

Tecnologias – Entre as novidades tecnológicas que foram incorporadas no novo XF, a DAF destaca o assistente de performance do condutor, computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Posssui também o controle de cruzeiro preditivo, piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O novo caminhão também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

Tem ainda o monitor de nível de energia da bateria, sinalizando quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Para a segurança, o modelo XF conta com o sistema de frenagem de emergência avançada, que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O controle de estabilidade do veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes.

O sistema de aviso de saída da faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. E o controle de cruzeiro adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Motorização – O XF está equipado com novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. São dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. A transmissão é ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades. O sistema Eco-mode, combinado ao controle preditivo de cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

O novo Paccar MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

Interior – O novo caminhão XF oferece duas opções de cabine, a Space e a Super Space, com 2,10 metros de altura interna. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais.

No exterior, o XF teve o seu design renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído, e ganhou novos faróis com lentes Lexan, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

Mercado – Às vésperas de completar o seu sétimo ano de operações no país, a DAF vem obtendo bom desempenho no mercado de caminhões. De janeiro a julho a empresa registrou a venda de 2.194 caminhões, crescimento de 29% sobre 2019.

Com o novo XF, a companhia espera acelerar seu ritmo de crescimento. “A DAF vem se preparando para este lançamento há muito tempo. Fomos estrategicamente fortalecendo a nossa operação, para que pudéssemos trabalhar o novo XF com todas as ferramentas e estrutura necessárias, a fim de seguirmos a nossa trajetória de crescimento no Brasil. Estamos agora em um novo patamar no mercado, mas sem perder as características que nos consagraram no segmento de pesados: qualidade, robustez e relacionamento”, afirma Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.  

Para crescer neste mercado, a DAF segue expandindo a sua rede de concessionária, com planos de fechar o ano com 44 pontos de atendimento. Atualmente, são 32 revendas, uma loja TRP e seis postos de serviço autorizados.

Veja também