Mercado de cargas fracionadas passa a contar com o Daily City 30S13, nas versões chassi cabine e furgão, que tem altura reduzida e facilidade para carga e descarga
Na trilha do modelo Daily 35S14, líder há mais de dez anos no segmento de chassi cabine no mercado brasileiro, a Iveco
apresenta a versão 30S13, chassi cabine e furgão, que foi projetada para o transporte de cargas fracionadas, como o e-commerce, comerciantes e empreendedores. “Durante a Fenatran, no ano passado, fizemos a primeira
apresentação do produto e, agora, a Daily City já está disponível em nossa rede de concessionárias”, afirma Ricardo Barion,
diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina.
De acordo com a Iveco, os pontos que fazem da linha Daily sucesso de vendas são a versatilidade, a robustez, por meio da
estrutura chassi, economia de combustível e o conforto, que proporciona ao motorista uma direção suave no transporte urbano.
“Entramos para a disputa de um novo mercado com o lançamento da Daily City.
O produto vem ao encontro do crescimento das cidades, e serve aos empresários de diversos setores que precisam de um veículo para entrega ou compra de matéria-prima”,diz Barion.
O veículo tem produto bruto total técnico de 3,5 toneladas e livre circulação em grandes cidades por estar na categoria comercial leve, que permite ao motorista a utilização de carteira de habilitação B. O objetivo da marca é suprir o crescente mercado de distribuição urbana. Barion observa que, até 2030, 90% dos brasileiros irão viver em áreas urbanas,
onde 70% do PIB do país é gerado. ”O aumento da demanda e do consumo resulta no surgimento de empresas que se ajustam a
essa nova realidade”, diz.
A internet e a conectividade, principalmente por meio de smartphones, impulsionaram o crescimento do comércio
eletrônico. Este nicho de mercado cresce, em média, de 15% a 20% ao ano, e trouxe mudanças na logística de distribuição, com
entregas mais capilarizadas e flexíveis. “Vamos ampliar nossa participação nesse segmento do transporte e consolidar, ainda
mais, a Iveco como referência no mercado de Leves”, completa o executivo.
Conforme a Iveco, a montadora tem a linha mais versátil de veículos comerciais leves, que vai de 3,5 a 7 toneladas de peso
bruto total técnico, nas versões chassi cabine simples, cabine dupla e furgão.
DAILY CITY 30S13
Fabricada no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), a Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona
maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura.
O modelo é mais leve, com redução da tara para um aumento da capacidade de carga útil. A potência e o torque se devem
ao novo motor F1A de 2,3 litros da FPT Industrial, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, que proporciona
economia de combustível. O propulsor, que une desempenho e economia de combustível, de até 10%, em comparação com os
principais concorrentes, tem 130 cv de potência, e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla, segundo a empresa.
A Iveco acrescenta que, se a força está garantida, o conforto recebeu atenção especial. A nova suspensão dianteira, independente com mola transversal de última geração, melhora a dirigibilidade e amplia
a sensação de direção de um automóvel. O novo chassi, composto com um novo eixo traseiro da FPT industrial, mais moderno
e adequado para a missão de entregas em centros urbanos, auxiliado pelo novo conjunto de suspensão traseira com molas
parabólicas e barra mais moderno e adequado para a missão de entregas em centros urbanos, auxiliado pelo novo conjunto de suspensão traseira com molas parabólicas e barra.
De acordo com a Iveco, a pesar da crise no país, o mercado do segmento de comerciais leves acima da 3,5 toneladas evoluiu de 58 mil veículos em 2016 para 60,4 mil em 2017 e deverá alcançar 80 mil em 2018.
“Na nossa visão será de 100 mil a 120 mil nos próximos anos”, comentou Barion. “A sensação de hoje é de uma melhora geral.
O mercado estava parado e agora temos dificuldades para entregar o produto. O novo perfil de mercado exige distribuição
cada vez mais rápida. Os novos clientes agora querem caminhões menores para fazer as entregas. A linha Daily se encaixa
perfeitamente nesse perfil, que consiste em mais entregas, produtos fracionados e e-commerce.
Segundo a fabricante, o modelo é diferente porque é mais urbano, pelo tamanho,
ótima manobrabilidade e potência do motor FPT de reduzido consumo de combustível.
Para o cliente é o valor agregado que mais lhe interessa, acrescenta a empresa.