Se o ano de 2015 foi positivo para a Dunlop, 2016 não fica atrás. Apesar de um cenário desafiador para o mercado de pneus, a empresa conseguiu atingir e superar suas metas, colocando mais de 4 milhões de pneus no mercado brasileiro.
Mesmo com as metas atingidas, a empresa reconhece que o ano passado apresentou grandes desafios para todas as fabricantes nacionais de pneus. A diminuição das vendas de veículos novos, por exemplo, encolheu o mercado de equipamento original e as oscilações do dólar trouxeram impactos negativos, não só nos produtos importados, como, também, na produção brasileira, uma vez que a utilização de matéria-prima importada e aumento da alíquota sobre a borracha natural encareceu toda a cadeia.
Para nós encerrar um ano como 2016 com números tão positivos é resultado de muito esforço de nosso time e nossos distribuidores. Mesmo com a situação brasileira de um mercado em retração, a Dunlop acredita na recuperação deste cenário e inclusive vem investindo mais no país”, afirma Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop. “Um exemplo disso é o investimento R$ 487 milhões na ampliação da fábrica de pneus de passeio e instalação de uma planta para produção de pneus para veículos comerciais, anunciados em julho de 2016”, completa Alonso.
Outro ponto importante a se destacar é o crescimento que a Dunlop apresentou em 2016. No segmento de pneus para veículos de passeio no mercado de reposição, o crescimento foi de 3% em relação à 2015, totalizando 13% de market share entre os concorrentes nacionais. Quanto aos pneus para veículos comerciais, o crescimento foi de 1%, atingindo 4% do mercado. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), em seu balanço anual, indica que, no acumulado de 2016, o balanço do setor foi negativo em 1,6%, puxado, principalmente, pelas montadoras, que registraram queda de 9,2% no ano. O impacto negativo foi amenizado pelas exportações, que fecharam o ano em alta de 7,7%. No ano de 2015, foram vendidos cerca de 72 milhões de unidades. Já em 2016, esse número chegou a 70,7 milhões.
A Dunlop operou com 100% da capacidade produtiva da fábrica – 15 mil pneus por dia. Isso permitiu um crescimento da empresa em quase todos os setores. No mercado de pneumáticos como um todo, o único segmento que apresentou crescimento em relação ao ano anterior foi o de exportação, com aumento de 7,7% – um total de 13,1 milhões de unidades em 2016. Neste item a Dunlop cresceu 58%.
O que esperar para 2017 – Desde o início das operações no Brasil, o modelo de vendas da Dunlop se baseou na comercialização de pneus através de distribuidores exclusivos. O sucesso desse modelo permite à empresa dar continuidade a essa estratégia, aperfeiçoando, inclusive, os treinamentos, suporte a vendas e campanhas de vendas que ajudarão a empresa a manter o crescimento que vem acumulando desde sua chegada no Brasil em 2011. Os principais investimentos da marca no ano serão em infraestrutura – para a ampliação da fábrica – contratação de novos funcionários e, principalmente, a abertura de novos pontos de venda.
Leia mais na revista Technibus nº128 no Acervo Digital OTM