A Mercedes-Benz anunciou em Hannover, na Alemanha – durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016 – o início de obras de um campo de provas totalmente dedicado a caminhões e ônibus, na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Com investimento inicial estimado em R$ 70 milhões, o local abrigará, em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, com uma extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.
Com obras de terraplanagem já em execução, o início de operação do campo de provas está programado para o segundo semestre de 2017. Será um dos maiores e mais completos do Hemisfério Sul, para desenvolvimento e homologação de caminhões e ônibus, bem como o maior da Daimler fora da Alemanha.
O campo de provas da Mercedes-Benz do Brasil tomará por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, poderão ser realizados no país testes e ensaios com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras plantas do grupo. “É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que terá mil placas de concreto que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha”, diz Christof Weber, vice-presidente de desenvolvimento de caminhões e agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do campo de provas de Wörth.
A concepção da pista de testes brasileira contou também com a consultoria da empresa alemã Tilke, parceira da Daimler no campo de provas de Wörth e em outras obras, e que também elabora projetos de pistas da Fórmula 1.
Ganhos de produtividade
Por meio do investimento em seu próprio campo de provas, a Mercedes-Benz do Brasil garante e amplia os recursos para o desenvolvimento do produto nacional, visando, em primeiro lugar, o cliente e suas demandas específicas para um mercado tão competitivo quanto o brasileiro. Essa unidade será um laboratório que simulará, em condições reais, situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas. “Demandas como conforto e robustez serão verificadas e testadas de maneira ainda mais completa”, destaca Weber.
A robustez será um grande destaque na realização de severos testes no Brasil. Com isso, o campo de provas ganhará know-how e estará apto a oferecer serviços em âmbito mundial.
Além disso, o campo de provas trará ganhos de produtividade para a montadora na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isto porque todas as atividades estarão concentradas em um mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas.
Além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Contará ainda com o suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo.
Anúncio na Alemanha
“Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados na próxima semana, 28 de setembro”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Esse moderno e avançado campo de provas ampliará notavelmente a nossa capacidade de desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, consolidando a unidade brasileira como referência muito importante para a Daimler e para o setor automobilístico no País”.
De acordo com o executivo, essa iniciativa reforça a vocação de inovação da marca, acelerando a geração de soluções específicas para os clientes brasileiros e de diversos países. “Ou seja, nunca paramos de inovar e agora estamos focando também a nossa estrutura, movendo assim novamente o futuro, como sempre fizemos durante todos os 60 anos de atuação da Empresa no Brasil”, ressalta Philipp Schiemer.
Para Stefan Buchner, o investimento no campo de provas consolida o papel da Mercedes-Benz do Brasil como importante player mundial da Daimler no desenvolvimento de veículos comerciais. “Mais do que nunca, o Brasil será referência para outras unidades do grupo, fomentando ainda mais sua capacidade de desenvolvimento, otimizando a realização dos mais diversos testes com caminhões e ônibus para o mercado local e para diversos países atendidos pela Daimler, como Rússia, Índia, China e África do Sul, os demais membros do BRIC, por exemplo”.
Tradição em desenvolvimento tecnológico
Esse novo empreendimento consolida o papel da Mercedes-Benz do Brasil como importante polo de desenvolvimento de veículos comerciais da Daimler. Além disso, reforça o compromisso da empresa com a evolução tecnológica de caminhões e ônibus no país, o que teve início, há 53 anos, com a criação da área de Engenharia de Produto em 1963. Posteriormente, surgiu a área de Engenharia Experimental em 1970 (para veículos, motores e componentes) e depois, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em 1991 (o maior da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e o maior do setor no Brasil e na América Latina).