TAM Cargo transporta onça-pintada

Entre as cargas especiais que a TAM Cargo costuma movimentar, uma das mais delicadas foi transportada no início de julho: uma onça-pintada que viajou de Cuiabá, no Mato Grosso, para a cidade de Campinas, em São Paulo. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis […]

Entre as cargas especiais que a TAM Cargo costuma movimentar, uma das mais delicadas foi transportada no início de julho: uma onça-pintada que viajou de Cuiabá, no Mato Grosso, para a cidade de Campinas, em São Paulo. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),

De acordo com informações da TAM Cargo, o animal foi apreendido pelo Ibama em operação de combate a cativeiro ilegal da fauna silvestre brasileira. O voo decolou às 11h29, fez conexão em Brasília e aterrissou às 18h39 no aeroporto de Viracopos.

A onça, que pesava aproximadamente 80 quilos, foi levada para a Associação Mata Ciliar, instituição localizada em Jundiaí (SP) que é referência na conservação de felinos. No local, ficam o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e o Centro Brasileiro de Conservação de Felinos Neotropicais, especializados no assunto. Lá, o animal passará por um período de reabilitação antes de ser reintegrado à natureza, o que só acontecerá quando a onça estiver inteiramente apta para retornar ao seu ambiente natural.

Segundo informações da TAM Cargo, a parceria com o Ibama foi iniciada em 2009 e já viabilizou o transporte gratuito de mais de três mil animais em perigo de extinção ou em cativeiro ilegal. Para transportar a onça, da região de Novo Progresso (PA) para Cuiabá (MT), depois, no embarque na aeronave da TAM Cargo, foram necessárias cerca de 30 pessoas da empresa e do órgão ambiental na operação.

 

Veja também

Por