O primeiro voo do KC-390

A Embraer realizou, no início de fevereiro, o primeiro voo de seu novo jato KC-390, de transporte militar e reabastecimento em voo. A operação foi executada em Gavião Peixoto (SP), para avaliação da qualidade de voo e de desempenho da aeronave e teve duração de uma hora e 25 minutos. O voo inaugural marcou o […]

Avião militar KC-390 em pleno voo

A Embraer realizou, no início de fevereiro, o primeiro voo de seu novo jato KC-390, de transporte militar e reabastecimento em voo. A operação foi executada em Gavião Peixoto (SP), para avaliação da qualidade de voo e de desempenho da aeronave e teve duração de uma hora e 25 minutos.

O voo inaugural marcou o início da fase de testes de dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, para quando está programado o começo das entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves que serão entregues ao longo de 12 anos. Com valor em torno de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento dos aviões e um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

“Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando, provavelmente, o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco”, disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer.

Nesse voo – sob a condução dos pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e dos engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker – o KC-390 realizou manobras para análise das características de voo e executou uma variedade de testes. Segundo Louzada, a aeronave se comportou de forma “dócil e previsível”. “O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso”, acrescentou.

De acordo com Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, o programa continua avançando conforme planejado e ele afirmou que o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo. Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e Portugal assinaram cartas de intenção para adquirir um total de 32 aeronaves. “Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático”, disse.

 

Veja também

Por