Mercedes-Benz inaugura Centro de Treinamento para caminhões e ônibus em Atibaia (SP)

O novo espaço já se prepara para disponibilizar treinamentos para caminhões elétricos da marca, cujos testes no Brasil começaram em novembro do ano passado

Marcia Pinna

Inaugurado oficialmente em janeiro de 2025, o Centro de Treinamento de Atibaia (CTA) da Mercedes-Benz disponibiliza cerca de 600 cursos para concessionários e frotistas de ônibus e caminhões. Os treinamentos, que podem ser presenciais ou virtuais, são focados em operação, manutenção e serviços, incluindo vendas e pós-vendas.

Além do Brasil, o Centro de Treinamento de Atibaia também atua com foco na América Latina e mercados overseas, em sinergia com a matriz da Daimler Truck na Alemanha. Com área construída de 3.700 metros quadrados, o espaço conta com oito salas, uma área de treinamento de veículos elétricos e um auditório.

O centro disponibiliza unidades volantes (um ônibus e dois caminhões) e uma carreta-escola para treinamentos itinerantes. E ainda conta com o simpático Tinbot, um robô interativo que reúne inteligência artificial (IA) e cognição, possibilitando uma interatividade humanizada. Aplicado na área de ensino, este robô é capaz de responder perguntas e passar instruções aos alunos.

Alguns dos destaques são os treinamentos para ônibus elétricos, mas o CTA já se prepara para oferecer cursos voltados para os caminhões elétricos. “Com o avanço dos modelos elétricos, surgiu a necessidade de manutenção preventiva e corretiva desta frota. A maior preocupação é com relação à segurança, pois o risco de choque elétrico é real”, diz Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários caminhões e ônibus e treinamento da Mercedes-Benz.

Cursos EAD

O objetivo do CTA é preparar mão de obra para trabalhar com os produtos da Mercedes-Benz. A expectativa é que, em 2025, sejam registradas de 9,5 mil a dez mil participações. No ano passado, ainda no espaço localizado em Campinas, foram 8,6 mil.

Além dos treinamentos presenciais teóricos e práticos, o centro de treinamento oferece cursos EAD, que ganharam impulso especialmente durante a pandemia da Covid-19. Foi um trabalho que envolveu a digitalização dos materiais de treinamento, o desenvolvimento de uma nova didática de ensino e a estruturação de uma plataforma on-line completa.

O CTA dispõe de salas de tecnologia, de sistemas elétricos e eletrônicos, sistemas de segurança, de diagnóstico e um espaço exclusivo para ônibus, com foco em gerenciamento de motores. Em breve, haverá também um simulador de direção, implementado em parceria com o Sest-Senat. O portfólio de cursos para caminhões e ônibus inclui técnica em diagnóstico, literatura de serviços, sistemas elétricos, gerenciamento de trem de força Euro 6, gerenciamento de freios e suspensões, e reparação de transmissões.

Douglas Holps, coordenador de treinamento do CTA, explica que o curso para técnico em diagnóstico forcece certificação. “É realizado um teste em que o aluno tem uma hora para descobrir qual o problema do veículo e como resolvê-lo. Até agora, não tivemos nenhuma reprovação”, comemora.

Marcia Pinna O robô interativo Tinbot (Foto: Márcia Pinna)

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também