L´Oréal e Gás Verde fecham parceria para impulsionar descarbonização na logística

O projeto, que visa abastecer frotas de caminhões e caldeiras com biometano, promete uma significativa redução nas emissões de CO₂ no país

Redação

O Grupo L’Oréal no Brasil firmou uma parceria com a Gás Verde, produtora de biometano, para impulsionar a descarbonização de suas operações logísticas e industriais. O projeto, que visa abastecer frotas de caminhões e caldeiras com biometano, promete uma significativa redução nas emissões de CO₂ no país.

O biometano utilizado pela L’Oréal é produzido a partir de resíduos de aterros sanitários e já abastece 80% das cargas diretas para o Estado de São Paulo, além de 100% do transporte entre a Fábrica e o Centro de Distribuição da empresa, localizado em Jarinu (SP). Com isso, a companhia estima reduzir 2.200 toneladas de CO2eq na operação de transportes até 2025, comparado a 2023.

A parceria também se estende ao fornecimento do biocombustível para as caldeiras da fábrica em São Paulo, promovendo a descarbonização tanto nos processos industriais quanto na logística.

O biometano é reconhecido por sua capacidade de reduzir até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação a combustíveis fósseis como o diesel e o gás natural. Além disso, oferece estabilidade econômica devido ao seu reajuste atrelado ao IPCA, tornando-o menos suscetível às flutuações do mercado internacional de petróleo e do dólar.

O compromisso da L’Oréal é claro: até 2030, 60% dos itens vendidos pela empresa serão transportados em caminhões movidos a biometano, e 100% das entregas para as regiões Sul e Sudeste serão realizadas com o biocombustível.

Produção diária de biometano

Juliana Fleming, diretora de operações do Grupo L’Oréal no Brasil, destaca: “Já utilizávamos biogás nas caldeiras da nossa fábrica e, com o lançamento do primeiro ponto de abastecimento de biometano da América Latina em 2024, esperamos dobrar a nossa frota movida a biometano nos próximos anos.”

A Gás Verde, por sua vez, tem se consolidado como uma das principais fornecedoras de biometano no Brasil, com plantas em seis estados e uma produção diária de 160 mil metros cúbicos. A empresa tem como meta alcançar 600 mil m³/dia até 2028. Além da L’Oréal, a Gás Verde abastece outras grandes corporações, como Nestlé, Ambev e Saint-Gobain.

Marcel Jorand, CEO da Gás Verde diz que o biometano tem sido a melhor alternativa para descarbonizar a cadeia logística. “Nosso objetivo é fornecer uma solução completa, que inclui não apenas o combustível, mas também a infraestrutura de abastecimento e manutenção.”

Recentemente, a Gás Verde também firmou uma parceria com a Scania, que se tornou um aliado estratégico para ampliar o uso de caminhões movidos a biometano no Brasil. O acordo consiste na locação de 100 caminhões pela Gás Verde por meio da Scania Locação, em um contrato de cinco anos, que permitirá a sublocação dos veículos para grandes empresas como L’Oréal, Nestlé e Ambev.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também