O segmento de caminhões registrou em dezembro do ano passado a produção de 10.679 veículos, 18,9% inferior às 13.170 unidades fabricadas em novembro, e 29,3% superior aos 8.262 veículos feitos em dezembro de 2023. No acumulado do ano passado a produção atingiu 141.252 veículos, com aumento de 40,5% sobre 2023, quando chegou a 100.535 unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“Tivemos uma forte retomada na produção em 2024, consolidando a recuperação do setor de caminhões”, comentou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea. “Os destaques foram o segmento de pesados, que cresceu 44%, e de semipesados, que avançou 46%.”
Do total de caminhões produzidos no ano passado, 80.576 unidades são de modelos pesados, 38.032 de semipesados, 18.185 de leves, 3.754 de médios e 705 de semileves.
Licenciamento
As vendas de caminhões atingiram 11.448 unidades em dezembro do ano passado, 12,6% superior aos 10.169 veículos fabricados em novembro e 10,7% acima dos 10.345 veículos feitos em dezembro de 2023.
A média diária de emplacamento de dezembro foi de 572 unidade, a melhor média desde agosto de 2021, segundo a Anfavea. “Já começamos a ver uma evolução para além da situação da introdução da tecnologia Euro 6, mostrando de fato que o setor está entrando na fase de consolidação”, disse Freitas.
No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado foram licenciados 124.933 caminhões no país, aumento de 15,7% sobre 2023, quando atingiu 108.024 unidades. Foram 62.876 modelos pesados, 34.810 semipesados, 10.237 leves, 9.712 médios e 7.298 semileves.
O vice-presidente da Anfavea atribuiu o crescimento nas vendas de caminhões no ano passado ao forte desempenho do PIB e destacou o segmento de infraestrutura, com a construção civil puxando muito a demanda por veículos pesados. “Também começamos a ver uma renovação de frota por parte dos grandes transportadores no Brasil e as locadoras, que fizeram investimentos para expandir a frota que teve demanda excepcional no período da pandemia. Começamos a observar essa tendência que começou em 2024 e deve se consolidar a partir de agora.”
Freitas destacou que não houve um crescimento grande na procura por veículos específicos para a agricultura. “A expectativa é que isso passe a ocorrer em 2025, mas de maneira objetiva o que a gente vê é o PIB puxando o segmento de caminhões.”
No ranking do setor a Volkswagen Caminhões e Ônibus manteve a liderança, com 31.328 caminhões vendidos de janeiro a dezembro de 2024, 16,0% acima do mesmo período do ano passado (27.018 unidades), e o segundo lugar ficou com a Mercedes-Benz, que teve 25.512 veículos comercializados no país, 11,7% a mais que nos 12 meses de 2023 (22.830 unidades).
A Volvo ficou em terceiro lugar com 23.185 veículos vendidos em 2024, aumento de 18% sobre o mesmo período de 2023 (19.647 unidades), e a Scania em quarto com 19.142 veículos, 53,8% superior a janeiro e dezembro de 2023 (12.443 unidades).
A DAF, quinta colocada, vendeu 9.624 veículos, 15,3% superior aos 12 meses de 2023 (8.344 unidades) e a Iveco, que está em sexto lugar, comercializou 8.767 caminhões, 6,2% abaixo do que vendeu no mesmo período do ano passado (9.350 unidades).
Exportações
As exportações de caminhões montados apresentaram desempenho positivo em 2024. Em dezembro os embarques atingiram 2.066 unidades, 5,4% acima de novembro (1.960 unidades) e 90,4% superior a dezembro de 2023 (1.085 unidades).
No acumulado de janeiro a dezembro foram exportados 17.890 caminhões, 5,6% superior a 2023, quando atingiram 16.946 unidades. Do total, 10.256 unidades são modelos pesados, com aumento de 18,8% sobre 2023, e 5.301 semipesados, 14,5% superior ao ano passado. De modelos leves foram 1.654 unidades, de médios 440 e de semileves 239 unidades.
Em CKD (veículos desmontados) foram exportados 7.937 caminhões em 2024, redução de 28,55% sobre os 11.109 veículos embarcados em 2023.
Previsão
Para 2025, a estimativa da Anfavea é que o mercado de veículos pesados (incluindo caminhões e ônibus) tenha 149.200 veículos emplacados, com crescimento de 1,3% sobre os 147.300 veículos vendidos em 2024.
A produção deve ficar estável com 169.400 unidades, 0,2% superior aos 169.000 veículos fabricados em 2024. As exportações deverão crescer 2,2%, de 22.700 unidades em 2024 para 23.200 unidades em 2025.
“A estabilidade na produção de veículos pesados neste ano é um sinal de alerta e está atrelado aos desafios em relação ao câmbio e a taxa de juros”, esclareceu Freitas.
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