A plataforma de transporte de cargas, Fretebras, investiu R$ 800 milhões em inteligência artificial (IA) para melhorar a segurança no transporte de cargas, especialmente no agronegócio, e aumentar a eficiência das operações logísticas. A nova tecnologia, que já está em fase de testes com 100 transportadoras do setor agro, será aplicada em grande escala a partir deste mês, em 3 mil empresas.
O foco principal do investimento é a redução de roubos de carga, que são um grande problema para o setor, especialmente com produtos agrícolas. Com o uso de IA, a Fretebras desenvolveu ferramentas para melhorar o monitoramento de riscos e evitar prejuízos.
Segundo a companhia, apenas com essa inovação, já foram evitados R$ 1,4 bilhão em roubos de carga, utilizando soluções como o Check.AI e sistemas de segurança cibernética avançados.
Além disso, a empresa busca aumentar a eficiência logística. A nova tecnologia direciona automaticamente as cargas para os motoristas mais adequados, analisando fatores como geolocalização e histórico do motorista, o que deve aumentar o número de contatos de transportadoras com caminhoneiros e reduzir os custos de operação. A IA também permite uma precificação dinâmica, reduzindo em até 15% os custos do frete por rota.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.