Menos de um ano após a inauguração de sua fábrica em Córdoba, na Argentina, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) triplicou suas vendas de veículos no país vizinho. A montadora, que registrou 696 unidades comercializadas em 2023, encerrou 2024 com um total de 1.800 veículos vendidos, com destaque para os caminhões.
Segundo informações da própria empresa, esse crescimento coloca a Volkswagen como a marca com o maior índice de expansão na região no último ano. Os modelos de caminhões que lideraram as vendas em 2024 foram o Constellation 17.280, o Delivery 11.180 e o Delivery 9.170. A montadora destaca que, além de um crescimento no mercado interno, as exportações desempenharam um papel fundamental nesse resultado positivo.
Na fábrica argentina, inaugurada em maio de 2024 para atender a demanda local, estão sendo montados dois caminhões da linha Delivery (9.170 e 11.180) e de dois da família Constellation (17.280 nas versões rígida e cavalo-mecânico), além do Volksbus (15.190 OD). A projeção inicial era de uma produção de 800 unidades em 2024, com capacidade para chegar a 2.700 veículos.
Argentina é um dos principais mercados da VWCO
A implantação de uma fábrica na Argentina permitiu à VWCO crescer suas vendas naquele país, conforme explicou Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.“A Argentina está mais flexível quanto às regras de importação, e os volumes produzidos localmente nos permitem crescer e retornar aos níveis normais.”
Historicamente, o país sempre foi o segundo ou terceiro maior mercado de exportações para VWCO, mas em 2023 importou menos que Uruguai, Peru e Chile. Atualmente, a fábrica da Argentina serve apenas o mercado local, mas o executivo revela que, no futuro, a fábrica poderá se tornar uma segunda base de exportações para outros países da região.
Avanço nas exportações para a Argentina
Em relação às exportações, a VWCO aumentou em 45% as vendas para a Argentina, destacando-se com os modelos Meteor 28.460 e Constellation 33.460, que conquistaram o mercado local. Além disso, a montadora atingiu a marca histórica de 45 mil veículos enviados ao país desde o início da sua operação na região.
A presença da Volkswagen na Argentina também se consolidou com uma rede de 12 concessionárias e 17 pontos de venda, que cobrem todas as regiões do país. A expansão de sua operação na Argentina reforça a estratégia da empresa em fortalecer sua presença no mercado sul-americano.
Estratégia de internacionalização
Nos últimos dois anos, a Volkswagen reformulou sua estratégia de internacionalização. A empresa pretende aumentar sua participação nos mais de 30 países para onde exporta e abrir novos mercados, elevando de 15% e 20% para acima de 35% a parcela de produção da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, destinada à exportação. Para isso, a meta é fortalecer a presença não apenas na América Latina, mas também na África, Oriente Médio e sudeste asiático.
Além disso, o lançamento do modelo Meteor em diversos países da América Latina, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Costa Rica, complementa a estratégia produtos que atendem todos os segmentos de mercado.
No Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem uma trajetória de 40 anos e, desde o início, as exportações foram parte crucial da sua estratégia de vendas. A empresa iniciou suas exportações em 1981, com destinos como Chile, Paraguai e Argentina. Em quatro décadas, exportou 180 mil veículos.
“Hoje temos a oportunidade de consolidar nossa presença nos países vizinhos e de outros continentes, com produtos que se adaptam a mercados similares o Brasil. Nessas regiões, os consumidores buscam mais custo-benefício do que produtos premium“, finaliza.
Além da oferta de produtos, a VWCO planeja expandir seus serviços de pós-venda internacionalmente, replicando a mesma estratégia do Brasil, onde conta com pontos de atendimento em todo o país. A companhia também passou a oferecer ferramentas de conectividade para os novos mercados.
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