O segmento de pneus para caminhões, reboques e veículos comerciais ganhou novas opções com os lançamentos da Cantu Inc. A holding apresentou sua nova linha de pneus RoverMax Speedmax, desenvolvida com tecnologia de construção que coloca esses pneus em competição direta com os grandes players do mercado. Além disso, a empresa anunciou uma garantia de oito anos para toda a linha Speedmax.
Segundo o diretor comercial, Juliano Silva, a linha RoverMax Speedmax foi projetada para atender o segmento de caminhões e reboques, bem como veículos usados em circuitos urbanos e serviços pesados.
Sobre a nova tecnologia, batizada de Cool Compound, Silva explica que foi adicionada sílica à composição dos pneus, o que permite atingir a melhor relação entre a aderência dos pneus macios e a durabilidade dos pneus duros. Isso resulta em baixa resistência ao rolamento, melhora na economia de combustível, menor nível de ruído, mais conforto para o motorista e manutenção do desempenho e da durabilidade.
O executivo destaca também que a carcaça da linha RoverMax é mais resistente e permite diversas recapagens, aumentando significativamente sua vida útil. A fabricação utiliza ainda o sistema de vulcanização com nitrogênio, que garante maior controle nos processos de cura e na uniformidade dos pneus.
A linha Rover tem dois modelos: o Rover Max S, pneu com design de cinco nervuras que oferece equilíbrio entre banda de rodagem de longa duração e eficiência de combustível para uma ampla gama de aplicações de caminhões e reboques. Com medidas 275/80 R22,5 146M 16P.R e 295/80 R22,5 149M 18P.R; e o Rover Max D, pneu de tração potente de ombro aberto que proporciona maiores aderência, quilometragem e vida útil da carcaça em aplicações de caminhões urbanos/regionais de serviço pesado. Com medidas 275/80 R22,5 149/146M 16P.R e 295/80 R22,5 152/148M 18P.R.
Rebranding
Conhecida por 18 anos como Cantu Pneus, a empresa passou por um processo de rebranding, resultado de aquisições recentes. “Agora existe a holding Cantu Inc. e nesse guarda-chuva estão a Speed Max Brasil, a Speed Max Estados Unidos, a Speed Max México, a Grip Master e a Pneu Store e, caso aprovada a fusão, a GP Pneus. Nessa nova realidade seremos o maior distribuidor na América Latina, com um volume em torno de 8 milhões de unidades ano, considerando todas as linhas”, explica o executivo.
“Incorporar a marca Speed Max Pneus nos permitiu aproximar a indústria das transportadoras e motoristas autônomos, possibilitando a compra direta e eliminando intermediários que adicionavam custos tributários à aquisição”, explicou o diretor comercial da empresa.
Além de importar uma ampla gama de pneus, a empresa fabrica no Brasil o Speedy Max, voltado para o segmento de motocicletas. “A importação enriquece nosso portfólio, permitindo trazer tecnologias inovadoras, como as apresentadas recentemente. A nova linha RoverMax, por exemplo, é premium e destinada a caminhões maiores, de 540 toneladas ou mais, para aplicações extremas. Deve chegar ao mercado com preços superiores a R$ 2 mil por unidade. É o pneu que oferece o melhor CPK (custo por quilômetro rodado) do mercado”, destaca o diretor.
A empresa conta com seis centros de distribuição e 56 unidades no Brasil e é holding das marcas de pneus Speedmax, com presença nos mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa, a Gripmaster, líder no segmento de pneus OTR, além da PneuStore, e-commerce de pneus.
Sobre a incorporação de tecnologia e sensorização nos pneus, Silva afirma que a empresa já trabalha em parceria com a Grid Master, outra empresa do grupo. “Já temos um produto em fase de testes, e acredito que no próximo ano será possível apresentá-lo ao mercado”, antecipa.