Volvo Group e Daimler Truck assinam acordo para o desenvolvimento de caminhões pesados

A colaboração, embora promissora, não extinguirá a concorrência entre as duas gigantes do setor automotivo, que continuarão a oferecer produtos e serviços de forma independente

O Volvo Group e a Daimler Truck anunciaram a assinatura de um acordo vinculativo que estabelece uma joint venture de 50/50

Redação

O Volvo Group e a Daimler Truck anunciaram a assinatura de um acordo vinculativo que estabelece uma joint venture de 50/50, voltada para o desenvolvimento de uma plataforma de caminhões pesados definidos por software. A nova empresa, com sede em Gotemburgo, Suécia, tem como meta criar um sistema operacional que servirá de base para futuros veículos comerciais autônomos e conectados.

A colaboração, embora promissora, não extinguirá a concorrência entre as duas gigantes do setor automotivo, que continuarão a oferecer produtos e serviços de forma independente.

O projeto, que já havia sido esboçado em um acordo não vinculativo em maio deste ano, visa não apenas a inovação interna, mas também a possibilidade de atender a outros fabricantes de equipamentos originais.

Atividades da joint venture

As atividades da joint venture incluirão a especificação e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho, capazes de processar grandes volumes de dados, além do desenvolvimento de um sistema operacional e ferramentas que permitirão aos fabricantes de veículos criar recursos digitais diferenciados.

A expectativa é que a formalização da joint venture ocorra no primeiro semestre de 2025, dependendo da obtenção das aprovações regulatórias necessárias. Essa iniciativa marca a segunda parceria entre Volvo e Daimler, que já haviam se unido em 2020 para desenvolver sistemas de célula de combustível em larga escala.

LEIA MAIS

Daimler Truck aguarda conclusão de testes para avançar com planos de eletrificação no Brasil

Veja também