SVD Transportes projeta crescimento significativo de sua receita em 2024

Após a estagnação em 2023, a empresa está apostando na recuperação do mercado de caminhões e na prospecção de novos negócios para alcançar as metas deste ano

A SVD Transportes, especializada no transporte de caminhões zero quilômetro, projeta um crescimento significativo de sua receita este ano, com a expectativa de superar a marca de 23%, retomando o ritmo após a estagnação observada em 2023

Sonia Moraes

A SVD Transportes, especializada no transporte de caminhões zero-quilômetro, projeta crescimento significativo de sua receita este ano, com a expectativa de superar a marca de 23%, retomando o ritmo após a estagnação em 2023. Além da recuperação do mercado de caminhões, a empresa conta com a prospecção de novos negócios, o que tem levado a manter o seu programa de renovação de frota.

“Estamos superando desafios ao dar continuidade a estratégia de renovação e ampliação contínua da frota de caminhões e implementos, além de conquistar novos clientes diariamente. Com isso, acreditamos que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado”, disse CEO do grupo SVD, Roberto Trindade, em entrevista ao portal Transporte Moderno.

Em 2023, apesar da retração na fabricação de caminhões, a SVD conseguiu aumentar a quantidade de caminhões transportados, com crescimento também no segmento de máquinas e equipamentos agrícolas.“Em meio aos desafios, a nossa equipe surpreendeu ao conquistar novos clientes em todos os segmentos onde atuamos. Na divisão de seminovos, tivemos crescimento acima dos 60% no ano”, revelou Trindade.

Continuidade da expansão

No ano passado, a SVD ampliou sua frota em aproximadamente 30%, mantendo uma idade média de apenas um ano e meio para garantir a eficiência de suas operações logísticas. Além disso, a empresa planeja continuar essa expansão em resposta ao crescimento projetado do mercado de transportes para 2025.

(Foto: Divulgação|SVD)

“Esse aumento será focado no atendimento das demandas dos nossos clientes no segmento automotivo e agrícola, com especial atenção ao transporte de cargas no modal embarcado. O crescimento da frota também inclui veículos para o mercado de exportação, e esse plano envolve a aquisição de pranchas para compor conjuntos com cavalos mecânicos”, afirmou Trindade.

Em janeiro deste ano, a SVD adquiriu 17 caminhões novos. A frota inclui 10 caminhões Volvo, modelos FH 500 e FH 540, destinados ao transporte de cargas pesadas, três caminhões Iveco S-Way 540 6×4, ideais para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas, e caminhões DAF XF da edição especial de dez anos.

Segundo Trindade, cerca de 1,5 mil caminhões produzidos no Brasil são exportados todos os meses, e grande parte desse volume segue para os mercados argentino, chileno e peruano, seja rodando ou sobre prancha. A SVD é responsável pelo transporte de mais de 25% desse total. “Devido às restrições de altura, peso e largura nos países de destino, especialmente na Argentina, a maioria dos processos é realizada pelo modal autopropulsionado – rodando. Em casos específicos, como a exportação de caminhões elétricos ou a gás, 100% do transporte é feito de forma embarcada.”

As pranchas são projetadas para atender o segmento automotivo e o agrícola. “No segmento automotivo, existem variações significativas, especialmente quando se trata de transporte para exportação. Por causa das restrições específicas, como na Argentina, somos obrigados a adquirir diferentes tipos de implementos para garantir conformidade com as legislações internacionais e suprir as necessidades dos nossos clientes de maneira eficiente, de acordo com a demanda projetada para cada mercado”, explicou o CEO do Grupo SVD.

Operações de exportação

Em sua operação logística a SVD atua no transporte de veículos desde os pátios das montadoras até as concessionárias em todo o país, e nos portos do Guarujá e Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná nas operações de exportação. A empresa também oferece transporte terrestre para os principais mercados de exportação de caminhões fabricados no Brasil, incluindo Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

“Temos observado, por meio das exportações de nossos clientes, que o Chile e o Peru se destacam como os principais mercados demandando caminhões e ônibus brasileiros. Esses países têm investido na modernização de suas frotas, o que abre oportunidades significativas para o setor”, comentou o CEO do Grupo SVD.

Por razões estratégicas, a SVD Transportes não divulga o tamanho da sua frota de veículos, composta por modelos da marca DAF, Volvo, Scania, Mercedes-Benz e Iveco, e o CEO esclareceu que a composição da frota é definida com base nos contratos estabelecidos pela divisão de transportes, levando em consideração as necessidades específicas dos clientes do modal embarcado.

Trindade comentou que para realizar essa logística tão complexa o Grupo SVD conta com uma frota robusta de veículos que atende as mais diversas atividades logísticas no segmento de transporte embarcado de caminhões pesados e máquinas agrícolas. “Hoje, 66% da nossa frota está dedicada às operações de transporte de caminhões pesados e semipesados, enquanto 34% são alocados para atender demandas do setor agrícola, incluindo o transporte de máquinas e implementos”.

Conforme o CEO da SVD, essa distribuição estratégica permite atender de forma eficiente e especializada as necessidades de ambos os segmentos, garantindo um serviço de qualidade e adaptável às necessidades do mercado.

Gestão eficiente em um cenário desafiador

Os principais desafios da SVD em suas operações logísticas, segundo Trindade, são manter a gestão eficiente da frota em um cenário econômico instável e a constante modernização, além da adaptação às novas demandas do mercado. “A contratação de mão de obra qualificada também é essencial para superar os obstáculos operacionais, como a falta de infraestrutura adequada nas rodovias, que torna mais complexo o cumprimento das exigências legai. Em resposta a esses desafios, investimos fortemente em treinamentos e na busca contínua por eficiência, visando otimizar nossas operações e garantir um serviço de alta qualidade”, destacou.

Trindade afirmou que no segmento de pesados e semipesados, tem observado crescente interesse por parte dos clientes na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos, especialmente nas suas matrizes no exterior. “A nossa empresa tem atuado ativamente, realizando o transporte de veículos importados das fábricas das montadoras, além de atender demandas para caminhões destinados a testes, feiras e eventos.”

Além de veículos, a SVD está investindo para reforçar suas operações logísticas com a construção de um novo pátio de armazenamento de caminhões e equipamentos em São Borja, no Rio Grande do Sul.

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Ramon Alcaraz, CEO da JSL: “O mercado de logística é altamente fragmentado, oferecendo amplas oportunidades de consolidação e expansão. Desde que abrimos capital, triplicamos de tamanho ao saltarmos de uma receita anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 10 bilhões”

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