A Camorim, empresa de apoio marítimo, lançou a primeira embarcação de uma nova série de rebocadores azimutais, após firmar um contrato com a Detroit no início de 2024 para a construção de cinco unidades. A cerimônia de batismo ocorreu na última sexta-feira, 30 de agosto, no estaleiro Detroit em Itajaí, Santa Catarina.
Nomeada C-Fênix, a nova embarcação simboliza renascimento e resiliência, refletindo a trajetória de crescimento da Camorim. Com 24,35 metros de comprimento, 11 metros de boca e 4,60 metros de pontal moldado, o C-Fênix se destaca por sua capacidade de tração estática de 70 toneladas de Bollard Pull, um importante indicador de desempenho para rebocadores.
Entre as características do C-Fênix, estão também a potência de 2×2000 kW e o calado máximo operacional de 5,42 metros. Um diferencial é o sistema de combate a incêndios externo FIFI, que aumenta a versatilidade e segurança da embarcação.
A entrega da C-Fênix está prevista para novembro de 2024. O contrato com a Detroit prevê a entrega das cinco embarcações entre setembro de 2024 e maio de 2025.