VLI registra redução acima de 7% nas emissões de gases de efeito estufa

A empresa tem investido em novos vagões, locomotivas e soluções para otimizar a condução de trens, como o sistema Leader, que promove uma condução mais econômica e segura

Redação

A VLI, operadora de soluções logísticas, anunciou que conseguiu reduzir em mais de 7% as emissões específicas de gases de efeito estufa (GEE) por tonelada transportada, em comparação com o ano-base de 2020. Esse resultado representa um passo importante para alcançar a meta de redução de 15% das emissões específicas até 2030, segundo a empresa.

De acordo com a diretora-executiva de Gente, Inovação e Sustentabilidade, Rute Melo Araújo, a Agenda ESG da VLI é um esforço coletivo que inclui metas vinculadas à remuneração dos executivos e envolve todos os níveis da empresa. “A VLI continua a evoluir em seus pilares socioambientais e busca ser referência em sustentabilidade no nosso setor. Nosso objetivo é criar valor e gerar legado por meio de ações intencionais,” afirmou Rute.

A empresa tem investido em novos vagões, locomotivas e soluções para otimizar a condução de trens, como o sistema Leader, que promove uma condução mais econômica e segura. A eficiência energética nas operações ferroviárias da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS) já melhorou cerca de 35%, contribuindo para a redução das emissões.

Além das melhorias nas emissões, a VLI antecipou a meta de redução do consumo de água nova. A empresa alcançou uma redução de 20,4% no uso de água nova em relação a 2020, superando a meta inicial para 2030. No setor de compras, a VLI atingiu 60,2% de contratações com fornecedores locais, avançando em seu compromisso de promover o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde opera.

A VLI também está fazendo progressos significativos em sua agenda de diversidade. Em 2023, a companhia atingiu a marca de 1.500 mulheres no quadro de funcionários, com 25% delas ocupando cargos de liderança. A empresa tem como meta ter 30% de mulheres em posições de alta liderança até 2025, um compromisso que integra a Agenda ESG da VLI e o Equidade é Prioridade da ONU.

LEIA MAIS

VLI adota tecnologia que reduz o tempo de operação em portos próprios
VLI é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Veja também