Caio Lima
A Viktória Cargas, empresa de transporte e logística, está expandindo suas operações para o mercado internacional e investindo em novos serviços e infraestrutura ainda neste ano, em agosto. A empresa se prepara para mudanças e crescimento das suas entregas fora do país. Conforme informações da empresa, todas as operações fluem em ritmo acelerado no comex.
A operação diária é um verdadeiro quebra-cabeça. “Temos uma equipe responsável por montá-lo diariamente, garantindo que todas as cargas sejam entregues no próximo voo disponível”, conta a diretora geral da Viktória Cargas, Selly Costardi. Os investimentos da Viktória Cargas estão focados em treinamento e aquisição de novos equipamentos. “Estamos treinando nossa equipe para lidar com novos serviços e comprando equipamentos necessários, incluindo caminhões refrigerados, que são um grande investimento”, afirma.
O Próximo Voo
Para garantir mais eficiência nas demandas internacionais, a empresa tem um serviço que promete agilidade nas entregas de carga, despachando no próximo voo disponível e oferecendo uma solução rápida para o transporte aéreo de mercadorias. Este serviço foi desenvolvido para atender seus clientes que necessitam de entregas rápidas e precisas, garantindo que as mercadorias cheguem ao destino no menor tempo possível. A flexibilidade e agilidade oferecidas pelo “Próximo Voo” posicionam a Viktória Cargas como uma solução logística de alta urgência.
“O serviço é realmente urgente. Se recebemos uma solicitação às oito da manhã, temos que embarcar a carga no próximo voo disponível, mesmo que isso signifique embarcar ao meio-dia, às onze horas ou às duas da tarde”, explicou a diretora da Viktória Cargas.
Contratos comerciais flexíveis
Outra estratégia para fortalecer o desempenho em entregas internacionais é a implementação de contratos comerciais sem data final, a empresa garante a reserva de espaços com companhias aéreas, conhecidos como “posições”. Essa abordagem flexível permite garantir a disponibilidade de espaços de carga, independentemente da sazonalidade ou flutuações na demanda. No entanto, a empresa enfrenta um desafio: caso não utilize uma posição em um dia, ela é repassada para um concorrente. Portanto, a continuidade e validade dessa negociação dependem da capacidade de entregar todas as posições acordadas.
Com parcerias estratégicas com TAM, GOL e Azul, a transportadora trabalha com volumes específicos para cada companhia aérea.
Expansão rodoviária
A empresa também está ampliando sua frota para atender à demanda rodoviária internacional. Como parte dessa estratégia de crescimento e aprimoramento de suas operações, a Viktória Cargas anunciou um aporte adicional de R$ 22 milhões. Anteriormente, para a entrada no comex, o grupo já tinha desembolsado R$ 6 milhões, como já havia sido noticiado pelo portal Transporte Moderno (veja aqui).
A expansão internacional começou de forma inesperada, com contratos fechados inicialmente com países árabes como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Líbano, impulsionados pela demanda de produtos brasileiros como café e açaí.