Norsul busca diversificar para crescer na cabotagem

A cabotagem é um dos modais menos utilizados no Brasil, mas que apresenta grande potencial de
crescimento. A Norsul, uma das maiores empresas desse setor, reforça sua estratégia para expandir seus negócios em novos tipos de carga

Aline Feltrin

Um levantamento da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC) mostrou que o mau uso dos modais de transporte faz com que o Brasil gaste mais do que deveria em logística, muito mais do que os Estados Unidos, por exemplo. O custo brasileiro com transporte absorve 8,9% do PIB, enquanto
isso em terra norte-americana o percentual não passa de 5,2%.

No Brasil, o modal rodoviário representa 65% da matriz de transporte, enquanto isso a cabotagem, que é a navegação costeira dentro do país, tem apenas 13% de participação. Contudo, há um grande potencial para o crescimento do modal devido às vantagens que oferece frente ao rodoviário.

A Norsul, que completou 60 anos de atuação na cabotagem brasileira em 2023, é uma das maiores do setor e se posiciona de forma estratégica para absorver mais demanda. O diretor comercial da empresa, Fabiano Lorenzi, conta que o caminho para o crescimento é diversificar e encontrar novas maneiras para ganhar representatividade.

Embora a companhia esteja bem estabelecida na cabotagem, com 50% de participação, busca aumentar sua relevância ao buscar novas “avenidas” de crescimento. Na visão do executivo, o país tem como característica a produção na Região Sudeste e o consumo no Nordeste, e esse deslocamento é feito, hoje, por caminhão. “Por isso, quando olhamos para cabotagem verificamos um potencial enorme de expansão”, analisa.

Conteîneres

O executivo sugere que o uso de contêineres na cabotagem pode substituir ou complementar o transporte rodoviário, deixando o caminhão “na ponta”. Isso significa que, ao utilizar contêineres para o transporte de mercadorias por via marítima entre portos dentro do mesmo país, é possível reduzir a dependência do transporte rodoviário para a entrega final das mercadorias aos destinos, como fábricas, armazéns ou centros de distribuição.

Para Lorenzi, o uso de contêineres na cabotagem oferece vantagens como mais eficiência no manuseio de carga, redução nos custos do transporte menos impacto ambiental na comparação com o rodoviário.
“Essa realidade ajudaria a otimizar toda a cadeia logística, desde o transporte marítimo até a
entrega final da mercadoria.”

Oportunidades em outros setores

O diretor comercial da Norsul afirma que a empresa busca oportunidades de oferecer acabotagem para outros setores. A Norsul opera principalmente com carga líquida, como petróleo e derivados, mas enxerga oportunidades em outros produtos que também poderiam ser transportados por navegação. Lorenzi acredita que esse avanço depende essencialmente de as empresas entenderem as vocações e vantagens desse modal, especialmente para longas distâncias no eixo Norte-Sul. Em suma, Lorenzi revela que a busca pela diversificação passa pela desmistificação da ideia de que algumas cargas não podem ser transportadas pela cabotagem.

Leia a reportagem completa na edição 520 da revista Transporte Moderno que já está no ar. (Clique aqui).

Veja também

Por