Com a conclusão das obras de modernização do Gate 1 do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), o principal ponto de acesso de caminhões ao pátio de operações, o fluxo de veículos melhorou consideravelmente.
Em nota, o gerente de planejamento de operações da TCP, Felipe França, destacou que a reforma dos portões de acesso traz soluções integradas que aumentam a eficiência operacional, oferecendo agilidade, segurança e automação para os clientes, especialmente os caminhoneiros.
Entre as melhorias implementadas estão a ampliação do número de pistas no Gate 1, a construção do Gate 3 próximo à ferrovia, instalação de sistemas avançados de monitoramento e substituição das cabines de atendimento por totens automatizados. De acordo com a TCP, essas mudanças não apenas aumentaram a capacidade de agendamentos de entrada para 150 veículos por hora, mas também tornaram os processos mais ágeis e sustentáveis, eliminando o uso de papel.
Além disso, a conexão direta entre o Gate 1 e a subestação de energia interna da TCP proporciona mais segurança operacional, garantindo o suprimento de energia em caso de falhas. As melhorias refletiram diretamente na produtividade, com o TCP registrando recordes de movimentações mensais de contêineres.