Sonia Moraes
Transporte Moderno – Quando a Paccar Parts iniciou as atividades em Ponta Grossa, no Paraná, e quando inaugurou o centro de distribuição de peças?
Antenor Frasson – A Paccar Parts iniciou suas atividades em 2013 dentro da fábrica DAF e as peças eram estocadas num espaço determinado e, desde então, já realizava sua operação com os pontos de distribuição nas concessionárias DAF. Em maio de 2020 inaugurou seu novo centro de distribuição de peças.
Transporte Moderno – Quanto investiu neste centro de distribuição de peças?
Antenor Frasson – Este local recebeu investimentos de R$ 200 milhões, dos quais R$ 100 milhões foram aplicados no estoque de peças para a reposição dos caminhões da DAF – são peças genuínas com a marca DAF e Paccar e linhas multimarcas TRP.
Transporte Moderno – Qual o tamanho da área onde está localizado este PDC e da área de armazenagem?
Antenor Frasson – Este centro de centro de distribuição está situado em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo Paccar. E possui 16 mil metros quadrados para armazenagem de peças de reposição.
Transporte Moderno – Este centro de distribuição é o mais moderno da Paccar Parts no mundo?
Antenor Frasson – O centro de distribuição no Brasil tem o mesmo nível de tecnologias dos demais centros da Paccar Parts no mundo. Isso representa softwares e hardwares de última geração, voltados à automatização, segurança, redução de movimento dos operadores e ganho de produtividade. São diversos sensores, câmeras, esteiras automatizadas e scanners, que trabalham em conjunto com as mais modernas tecnologias de planejamento de materiais e logística disponíveis.
Transporte Moderno – Como é a estrutura de operação?
Antenor Frasson – O centro de distribuição de peças (PDC) passou por uma reestruturação em seu organograma em 2023, fortalecendo os objetivos de crescimento esperados para a marca. Essa mudança significa maior sinergia entre os departamentos com foco em resultado, eficiência e atendimento aos concessionários e clientes, com a maior e melhor disponibilidade de peças a preços competitivos. As metas são definidas conforme as diretrizes globais que preveem a evolução anual da eficiência, indicadores de qualidade, redução de custo e garantia de segurança da equipe. Com exceção do transporte, toda operação é coordenada por equipe própria desde o recebimento até a expedição.
Transporte Moderno – Quantas peças são despachadas diariamente para a reposição pós-venda?
Antenor Frasson – Com a inauguração do PDC, a capacidade logística avançou 600% na comparação do antigo local de armazenagem, o que corresponde a capacidade de armazenar mais de 50 mil locações, representando atualmente cerca R$ 90 milhões em peças e componentes. A partir de então, aumentou a capacidade de processamento diário de pedidos, crescendo em participação e volume com mais de 155% em vendas nos últimos quatro anos, sendo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste as que concentram o maior volume de negócios.
Transporte Moderno – O que impulsionou esse crescimento?
Antenor Frasson – Foi aexpansão da rede de concessionárias, o aumento do portfólio da linha TRP e os novos caminhões, além do aumento do parque circulante dos caminhões DAF nos últimos cinco anos e o reconhecimento da marca DAF no Brasil.
Transporte Moderno – A Paccar Parts tem estimativa de quanto os negócios podem crescer neste ano no Brasil?
Antenor Frasson – A expectativa é de 65% de crescimento em relação ao ano anterior.
Transporte Moderno – Quantas entregas são realizadas diariamente?
Antenor Frasson – Com a maior capacidade de estocagem, processamento e agilidade com entregas diárias em diferentes pontos do país, a Paccar Parts consegue atender com eficiência a rede DAF, além de ampliar o portfólio de peças TRP para estar sempre preparada para suportar o crescimento da frota de caminhões DAF e da expansão da rede de concessionárias da marca. O PDC, que é sinônimo de qualidade da marca DAF, oferece um padrão premium global de atendimento ao cliente e alta disponibilidade de peças e serviços especializados. Já a localização estratégica do centro de distribuição dá fácil acesso às principais rodovias do país, o que garante uma taxa de disponibilidade de peças acima de 98%.
Transporte Moderno – Este centro de distribuição abastece somente os pontos de atendimento da DAF no Brasil?
Antenor Frasson – A Paccar Parts já atua na América do Sul há vários anos. A partir de 2022, houve a integração e gestão centralizada pela Paccar Parts Brasil com dois centros de distribuição, um em Ponta Grossa e outro no Panamá – que atende especificamente os países de língua espanhola na América Latina pelas marcas DAF e Kenworth. Já o PDC Brasil presta suporte ao mercado nacional e auxilia os concessionários DAF em outros países da região.
Transporte Moderno – Quantos dias demora para entregar peças na rede de concessionária e nos pontos de serviços no Brasil?
Antenor Frasson – Atualmente a média de entrega de peças é de 2,5 dias para pedidos de estoque, que está de acordo com a demanda dos concessionários e com as prerrogativas do sistema e gestão do MDI (Managed Dealer Inventory), ferramenta que gerencia os estoques das concessionárias e auxilia na decisão de compra baseada na quantidade de produtos armazenados e volume de vendas. Pelo sistema, a companhia ganha redução do tempo de análise da área de compras, foco em itens com movimento, qualidade do estoque e redução de itens obsoletos. Para pedidos emergenciais, considerando o Brasil inteiro, a média é de 1,5 dia. Existem casos em que a mercadoria é entregue no mesmo dia, tanto para pedidos de estoque e pedidos emergenciais. Trabalhamos de maneira contínua para reduzir esse tempo de entrega e garantir a melhor satisfação de nossos clientes.
Transporte Moderno – Do total de peças que entram neste centro de distribuição, quantas são importadas, quantas são nacionais (quantos são de fornecedores locais) e quantos são produzidos na fábrica da DAF de Ponta Grossa?
Antenor Frasson – Por questões estratégicas, a empresa não divulga o percentual de peças abastecidas pelo mercado interno e externo, porém dispõe de sólidas políticas de estoque para garantir a alta disponibilidade de peças para a rede independentemente da fonte de suprimento das mesmas. A Paccar Parts não produz peças na fábrica da DAF, apenas faz a montagem e distribuição.
Transporte Moderno – Qual o percentual de peças da marca Paccar Parts em estoque e de peças da linha TRP?
Antenor Frasson – A Paccar Parts controla as marcas DAF – Paccar Genuine e TRP multimarcas. No Brasil temos mais de 30 mil peças das marcas em portfólio e, por questões estratégicas e políticas internas, a empresa não divulga os percentuais.
Transporte Moderno – Do total de peças que saem deste armazém, qual o volume que abastece o mercado brasileiro e quantos são destinadas para a exportação? Antenor Frasson – Por questões estratégicas, a empresa não divulga o volume de abastecimento para mercado interno e externo, bem como a quantidade de contêineres despachados semanalmente. A Paccar é uma empresa de capital aberto nos Estados Unidos e todas as informações financeiras do Grupo são centralizadas pela matriz. Mas é possível mencionar que o maior volume de suprimento da Paccar Parts Brasil está concentrado no território nacional e conta com expressivo crescimento ano após ano no mercado Latino americano, principalmente com sua marca de peças TRP.
Transporte Moderno – Como é o abastecimento deste centro de distribuição?
Antenor Frasson – A Paccar Parts utiliza o transporte marítimo para toda a operação regular de estoque. O transporte aéreo é utilizadopara casos nacionais e internacionais somente quando não há disponibilidade imediata de inventárioepara disponibilizar o material o mais rápido possível aos clientes.
Transporte Moderno – Que tipos de peças são mais requisitadas?
Antenor Frasson – Mantemos alta disponibilidade para todos os itens genuínos DAF e multimarcas TRP, sendo as peças mais requisitadas as de revisões e de desgaste natural como filtros, correias e lonas de freio.
Transporte Moderno – A Paccar Parts tem investimentos programados para ampliar as operações deste centro de distribuição?
Antenor Frasson – Há planos de expansão do atual centro de distribuição de peças bem como a abertura de um segundo CD no Brasil. Por questões estratégicas, a empresa não divulga demais detalhes sobre esses projetos.
Transporte Moderno – De que forma o novo centro de distribuição irá fortalecer os planos de expansão da DAF no Brasil?
Antenor Frasson – Os planos de expansão são pautados no crescimento contínuo da rede DAF em todo território nacional, bem como o avanço de todas as linhas de produtos da Paccar. As estratégias sempre buscam proporcionar para os clientes a entrega mais rápida e o melhor atendimento.