A Volkswagen Caminhões e Ônibus alcança o marco de 71% de sua energia derivada de fontes renováveis certificadas e visa atingir os 100% ainda em 2024. O papel das fontes de energia renovável na redução da pegada de carbono e na promoção da sustentabilidade são questões importantes para a empresa e norteiam práticas estratégicas e focadas em soluções de transportes.
Os esforços da montadora incluem o uso de energias originadas de usinas hidrelétricas e parques solares e eólicos. E como parte da sua estratégia ESG, a empresa tem a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para disseminar o conceito de economia circular e implementar programas de descarbonização em suas operações fabris.
“Hoje a montadora utiliza lâmpadas de led em toda sua fábrica para diminuir o consumo de energia, além de utilizar painéis solares em novos prédios construídos na planta. Temos também grupos de trabalho focados na conservação de energia e na melhoria de manutenções nas operações de toda a fábrica. Com isso, tivemos uma redução significativa no consumo de energia por veículo produzido”, explica Adilson Dezoto, vice-presidente de produção e logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
As ações da montadora não se restringem à diminuição de gastos energéticos: a empresa reutiliza 89% de suas embalagens do seu centro de garantia e produz tanques de Arla com bioplástico, derivado da cana-açúcar.